domingo, 3 de março de 2019

Atividade sobre coesão e coerência textual




Leia o texto:

Era meia-noite. O Sol brilhava. Pássaros cantavam pulando de galho em galho. O homem cego, sentado na mesa de roupão, esperava que lhe servissem o desjejum. Enquanto espera, passava a mão na faca sobre a mesa como se acariciasse tendo ideias, enquanto olhava fixamente a esposa sentada à sua frente. Esta, que lia o jornal, absorta em seus pensamentos. De repente começou a chorar, pois o telegrama lhe trazia a notícia de que o irmão se enforcara num pé de alface. O cego, pelado com a mão no bolso, buscava consolá-la e calado dizia: a Terra é uma bola quadrada que gira em torno do Sol. Ela se queixa de que ele ficou impassível, porque não é o irmão dele que vai receber as honrarias. Ele se agasta, olha-a com desdém, agarra a faca, passa manteiga na torrada e lhe oferece, num gesto de amor.
(Este texto reproduz aproximadamente versão ouvida junto a crianças de Araguari-MG)

#Exercícios:
1. Observe se no texto há emprego adequado de sinais de pontuação, vocabulário culto e construção de acordo com a norma padrão. Depois conclua: O autor do texto demonstra ter domínio da linguagem escrita? Justifique sua resposta com elementos do texto.

2. Além do domínio vocabular e sintático da língua, o texto também apresenta marcas de coesão. Destaque do texto:
a) dois exemplos de coesão, nos quais uma palavra (substantivo, pronome, numeral, etc.) retome um termo já expresso;
b) dois exemplos de marcadores temporais que dão ideia de sequência dos fatos;
c) um conector que estabeleça uma relação de explicação.

3. Apesar de aparentemente bem-redigido, o texto apresenta sério problemas de coerência.
a) A narração ocorre à meia-noite. No entanto, certas informações contradizem isso. Quais são essas informações?
b) Cite uma contradição relacionada ao cego e uma contradição relacionada à esposa.
c) Sabe-se que a Terra gira em torno do Sol. Que elementos do texto contrariam essa informação?

4. O texto em estudo foi produzido em uma brincadeira de crianças que incluía o relato de uma história absurda. Considerando que o objetivo do texto era produzir humor, conclua: O texto é incoerente ou coerente?

Fonte: Português: Linguagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário