segunda-feira, 4 de março de 2019

Atividade sobre intertextualidade (música de Chico Buarque e charge de Ziraldo)



Leia, a seguir, os versos de uma canção de Chico Buarque e uma charge de Ziraldo, e responda às questões.

Quando o carnaval chegar 

Quem me vê sempre parado, distante 
Garante que eu não sei sambar 
Tou me guardando pra quando o carnaval chegar 
Eu tô só vendo, sabendo, sentindo, escutando 
E não posso falar 
Tou me guardando pra quando o carnaval chegar 
Eu vejo as pernas de louça da moça que passa e não posso pegar 
Tou me guardando pra quando o carnaval chegar 
Há quanto tempo desejo seu beijo 
Molhado de maracujá 
Tou me guardando pra quando o carnaval chegar 
[...] 




# Exercícios: 
1. Em ambos os textos o tema é o carnaval. Contudo: 
a) Que sentido tem o carnaval para o eu lírico da canção? 
b) E para a personagem da charge? 

2. Sabendo que a canção de Chico Buarque foi produzida e divulgada antes da charge de Ziraldo, responda: 
a) Que texto estabelece uma relação intertextual com o outro? 
b) Essa relação pode ser considerada também interdiscursiva? Por quê? 

3. Muitos tipos de intertextualidade implícita ocorrem por meio da substituição de um fonema ou uma palavra, por meio de acréscimo, supressão ou transposição. Leia os enunciados abaixo e descubra as frases originais com as quais eles mantêm relação intertextual.
A- "Penso, logo hesito." 
B- "Quem vê cara não vê falsificação."
C- "Até que a bebida os separe."
D- "Quem espera nunca alcança."
E- "O Instituto de Cardiologia não vê cara, só vê coração."
F- "Para bom entendedor, meia palavra bas."
G- Diga-me com quem andas e eu prometo que não digo a mais ninguém.
Fonte: Português: Linguagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário