quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Atividade a partir do texto enigma "O ponche"

Leia o conto "O Ponche", de autor desconhecido:

Um assassino decide que aquela era a ocasião perfeita para matar todos que odiava. Convidado para uma festa, ele comparece trazendo em suas mãos uma jarra. Logo cumprimenta o anfitrião e mostra o que trouxe. Serve dois copos de ponche, feito com groselha, água e gelo apenas. Um ele mesmo bebe e outro quem bebe é o dono da festa. Esse elogia o ponche e brinca sobre o mesmo ainda não estar "batizado". O maníaco sorri e diz estar com um probleminha. Diz ter que sair, mas que voltará antes do fim da festa.
Despede-se de todos e sai da casa, local da festa. Atravessa a rua e entra em seu carro. Liga o rádio e fica ali a espreita, observando a movimentação de longe. Após algumas horas, volta para a festa. Todos mortos, e o ponche quase acabado. Mais uma vez, sorri, dando por concluído seu plano.
Como ele conseguiu executar seu plano, matando todos?

# Questões:
1. Qual frase do texto fornece o indício de que os mortos na festa morreram ao ingerir o ponche?

2. Os ingredientes do ponche podem ser pistas importantes para desvendar o mistério. Quais seriam os ingredientes?

3. O enigma apresenta um fato intrigante que dificulta obter evidências de como exatamente o assassino executou o seu plano? Qual seria esse mistério?

4. A partir da leitura do enigma "O Ponche", descubra alguma lógica de como exatamente o assassino conseguiu executar seu plano de matar todos na festa?

5. Qual a tipologia textual desse enigma? Narrativo, descritivo ou dissertativo? Explique sua resposta.

6. Reconheça as características narrativas no enigma "O Ponche":
a) o narrador:

b) os personagens:

c) o enredo:

d) um cenário:

e) indicadores temporais:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário