sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Atividade a partir do texto "Erros de português respondem por 34% das eliminações dos candidatos"

Leia o texto abaixo:

Erros de português respondem por 34% das eliminações dos candidatos
Por Érika dos Anjos – Jornalista

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, pequenos deslizes podem acabar custando-lhe a vaga, como por exemplo erros de português. De acordo com uma pesquisa feita pela Catho, 34% dos recrutadores ouvidos afirmam que erros de gramática são o principal fator para eliminação de candidatos; se-guido por falta de experiência (25%), falta de objetivos profissionais (10%) e porque os candidatos moram longe da empresa (9%).

Para os recrutadores, erros de gramática podem representar falta de domínio do idioma, falta de atenção ou até mesmo, displicência. Assim, falhar na revisão do principal documento entre candidato e entrevistador é queimar todas as chances de contratação, já que é preciso um filtro bem delineado pois em cada processo de contratação são recebidos, em média, de 30 a 50 currículos e apenas 5 ou 10 candidatos são chamados para a entrevista.

De acordo com o Adm. Reinaldo Faissal, conselheiro do CRA-RJ e membro da Comissão Especial de RH do Conselho, para qualquer profissional, dominar o idioma nato é fundamental, demonstra bom padrão de escolaridade e transfere confiança ao que diz.

“Não é só o especialista em RH que já não olha com bons olhos erros de português no primeiro contato, seja pelo currículo ou por qualquer forma de interação. Qualquer profissional que tenha contato com o candidato vai vê-lo da mesma forma. No caso do currículo, estenda isso também à formatação. É preciso cuidado. E no caso de verificar o erro após o envio, uma segunda chance pode até ser dada, mas não se esqueça do tradicional ditado: ‘a primeira impressão…’, pois sempre fica a pergunta: Por que não corrigiu antes de enviar?”, ressalta o Administrador, afirmando ainda que é lamentável o bom português hoje ser considerado um diferencial, pois trata-se de um fundamento, da base.

A certeza de que um alto índice de leitura irá ajudar o candidato a escrever e entender melhor o que é pedido também é corroborada pela Adm. Cristina Costa, especialista em RH com mais de 30 anos de experiência e coordenadora da Comissão Especial de RH do CRA-RJ, que ainda prossegue afirmando que a solicitação para que o profissional escreva uma redação a fim de que o recrutador perceba diversos detalhes da sua formação está mais usual a cada dia. (Fonte: www.cra-rj.adm.br)

# Questões:
1. Qual é o assunto do texto?

2. Qual seria o público alvo desse texto?

3. Segundo a pesquisa do Catho, quais seriam os principais motivos para eliminação de candidatos a um novo emprego?

4. Levante hipóteses: o que significaria a expressão "pequenos deslizes" usada no texto?
 
5. Conforme os recrutadores de candidatos, o que "os erros de português" podem representar?

6. Ao final do texto, quais habilidades poderiam auxiliar o candidato a passar uma boa impressão?

7.  Reconheça o valor semântico das conjunções destacadas.
a) "porque os candidatos moram longe da empresa"

b) "já que é preciso um filtro bem delineado" 

c) "pois em cada processo são recebidos de 30 a 50 currículos"

d) "e transfere confiança ao que diz."

e) "mas não se esqueça do tradicional ditado"

e) "a fim de que o recrutador perceba diversos detalhes da sua formação"

Nenhum comentário:

Postar um comentário