quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Atividade sobre Semântica (sinonímia, antonímia, ironia, intertextualidade e polissemia)

# Efeitos de sentido no texto.

Sinonímia - palavras que possuem significados iguais.
Exemplo: "aluno" e "estudante"

Antonímia - palavras que possuem significados contrários.
Exemplo: "jovem" e "velho"

Polissemia - quando uma palavra apresenta dois ou mais sentidos.
Exemplo: 
"Isto é leve como uma pena." (revestimento das aves)
"Tenho pena dos pobres." (dó)

Ironia - consiste em dizer o contrário, a fim de obter uma reação do interlocutor.
Exemplo: "Cozinha tão bem que nem o seu cachorro come."

Intertextualidade - quando um texto faz referência a um outro texto anterior.
Exemplo: "Batatas do Caribe - Uma batalha pelos tesouros da HortiFrutti"

# Questões:
1. Reconheça o efeito de sentido nos textos abaixo:
a) "Naquele dia, ele agiu como um louco, um maluco."

b) "- O senhor tem residência fixa?
- Eu não paro em casa: a polícia me prende e a justiça me solta!"

c) "- Hei, não é para colocar sua boca na boca da garrafa de refrigerante."

d) "Contos de fadas modernos não tem fadas, mas consultoras do Boticário"

e) "Canta maravilhosamente mal."

f) "Essas pessoas precisam de uma casa, um lar, uma moradia."

g) "- O nosso time precisa ser dinâmico: atacar e defender."

h) "- O sargento chamou o cabo, que chegou com um cabo de vassoura na mão."

i) "- Vovó, que dentes grandes você tem!
- Você é a neta que eu mais odeio!"

j) "Quem foi o inteligente que conseguiu tirar zero na prova?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário