1. Pontue as frases abaixo conforme a necessidade.
"Quanto que está o jogo
Está 3 a 0 pro time de vermelho
Nossa Que goleada
Você está torcendo pra quem
Nenhum dos dois
Chuta Chuta Goool"
2. Elabore um pequeno texto (diálogo) entre dois personagens empregando todos os três tipos de frases (declarativa, exclamativa e interrogativa).
3. Explique com suas palavras: para que serve cada um dos tipos de pontuação:
a) ponto final
b) ponto de exclamação
c) ponto de interrogação
4. Identifique o sujeito e o predicado das frases abaixo:
a) João marcou um gol contra.
b) Todos os atacantes marcaram pelo menos um gol.
c) Marcos e Roberto chutaram poucas vezes para o gol.
d) Alguém xingou o árbitro durante o jogo.
e) Pedrinho, Dudu e Beto formarão o ataque no próximo jogo.
5. Classifique o sujeito em: simples, composto, indeterminado e oculto.
a) O artilheiro da noite foi ovacionado pela torcida.
b) Todos os atletas da seleção ficarão concentrados antes da partida.
c) Alguém avisou o árbitro sobre a irregularidade do gol.
d) Os dois bandeiras e o árbitro saíram do estádio escoltados pela polícia.
e) Torceremos todos para a seleção brasileira.
6. As frases abaixo não estão de acordo com a gramática. Reescreva-as passando para a norma padrão.
a) Carlos e Renata é muito inteligente.
b) As parede da sala estão suja.
c) O time jogou mau, mais venceu o jogo.
d) Porque o aluno foi bem na prova
e) O aluno fez boa prova, por que estudou.
f) Maria irá visitar ele.
g) O serviço é para mim fazer.
h) A muito tempo que o torcedor não gritava campeão.
i) Ela é a minha mãe.
j) Agente vamos para o shopping.
k) Não quero que ele fassa nada sem me consultar.
l) Derepente, o celular pifou.
7. Elabore uma tira em quadrinhos para ilustrar as falas abaixo:
Chico Bento - "É um absurdo! Tirei nota menor que o Zé Lelé!"
Professora - "Mas por que é um absurdo?"
Chico Bento - "Ora! Eu colei dele! Devia receber a mesma nota!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário