quinta-feira, 4 de abril de 2019

Atividade de interpretação de um bilhete escrito por uma criança de 9 anos




Uma história emocionante aconteceu numa escola em Cruzília, no Sul de Minas Gerais. Como acontece todo ano, os pais contribuem com R$ 3 para ajudar na lembrancinha de Páscoa das crianças que não têm condições de comprar nada. O valor não é obrigatório e cada um contribui com o que pode. Assim sendo, as crianças, entre 8 e 9 anos, entregaram o que tinham para a professora do quarto ano. Foi então que ela recebeu um bilhete com o recadinho de uma das alunas. O bilhete dizia: “Tia, três reais são meus e os outros três são para alguma criança que não tiver dinheiro para pagar”.

# Exercício: 
1. A que gênero textual pertence esse texto?

2. Qual a finalidade desse texto?

3. A criança conseguiu sensibilizar a professora com esse texto? Por quê?

4. A criança foi capaz de empregar características própria do gênero usado. Reconheça:
a) destinatário
b) remetente
c) a informação
d) o argumento

5. Porém, alguns termos foram empregados e que não correspondem à norma culta. Reescreva o texto passando-o para variedade padrão da língua.

6. Como as pessoas em geral reagiram ao ler esse texto?

7. O que podemos tirar de positivo nesse texto escrito por uma aluna de 9 anos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário