quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Atividades sobre Pronomes Oblíquos



Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "pronome".

1. Leia esta tira: Todos os pronomes pessoais dessa tira foram eliminados. Descubra que pronomes pessoais devem estar no lugar dos quadradinhos e escreva-os em seu caderno, na ordem em que aparecem.

2. Leia as frases abaixo, observando as palavras destacadas. A seguir, para evitar repetição, substitua-as por pronomes, procurando manter o sentido das frases.
a) Carregamos muitas bactérias no corpo e, por mais que a gente tome banho, não se livra das bactérias. Várias vivem na pele, na boca e no intestino. Sem perceber engolimos mais um montão de bactérias todos os dias. Mas, antes de fazer cara feia, é bom saber que as bactérias são necessárias.
 b) Filhos, por que ter filhos?

3. Reescreva as frases a seguir, passando para o plural as palavras destacadas e adaptando o que for necessário:
a) Eu sempre me preocupo com você.
 b) Ele jamais se esquece dos amigos.
c) Eu não o conheço, mas ele trouxe para mim uma bela renda do Ceará.
 d) Eu disse que você não está escutando direito.
e) Ela sempre trabalhou sozinha.

4. Transforme as duas frases de cada item a seguir em uma, fazendo como no modelo:
Meu pai me deu dinheiro. O dinheiro é para comprar um uniforme novo. 
Meu pai me deu dinheiro para eu comprar um uniforme novo. 

 Empregue sempre a preposição para e o pronome reto eu, evitando repetições de palavras.
a) Quero papel e vareta. Vou fazer uma pipa com o papel e com a vareta.
 b) Pedi uma bicicleta no Natal. Eu vou passear com a bicicleta pelo bairro.
 c) Minha mãe me chamou. Ela quer que eu vá almoçar.
 d) Meus amigos vieram me convidar. Eles querem que eu jogue bola com eles.
 e) Empreste-me seu caderno. Eu vou copiar a matéria de seu caderno. P.S. tente roubar Um apagador de lousa para Book 1.indb 30 05/06/12 08:3431

5. Nas frases a seguir, empregue adequadamente pronomes de tratamento, observando as pessoas a quem eles se referem:
a) ___ solicitou esclarecimentos a respeito destes gastos? (ao rei)
 b) Pediram a ___ uma posição da Igreja sobre o desarmamento nuclear. (ao papa)
 c) Esperamos de ___ esclarecimentos sobre essa cobrança indevida o mais rápido possível. (à direção de uma empresa comercial)
 d) ___ participará da próxima campanha para tentar a reeleição? (ao secretário do deputado)
 e) ___ não acha melhor participar da reunião dos cinco maiores países do mundo em outro momento? (ao príncipe) Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário