Aula de português: atividades sobre substantivos (6º ano) Ensino fundamental
Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "substantivo".
1. Leia este texto:
Era uma vez uma linda jovem chamada Fátima, cujo pai era um comerciante rico. Um dia, ele a avisou
de que viajariam de navio para uma ilha onde tinha vários amigos com filhos da idade dela.
— Talvez você encontre um noivo entre esses rapazes — disse-lhe o pai.
Durante a viagem houve uma terrível tempestade em alto-mar. Todos os tripulantes morreram, inclusive
o pai de Fátima, e apenas ela conseguiu chegar até a praia, onde adormeceu de tanto cansaço. Quando
despertou, não sabendo o que fazer, saiu caminhando pela areia. Uma família de tecelões que passava por
ali viu e, sentindo pena daquela moça tão linda e desamparada, convidou Fátima para morar em sua casa.
[…]
(Heloísa Prieto. Lá vem história. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997. p. 40.)
a)
Comerciante é um substantivo derivado. Qual é o substantivo primitivo do qual se origina?
b) Forme substantivos derivados, a partir de
jovem,
ilha,
filho,
rapaz,
mar,
moça e
casa.
Respostas
2. Indique o substantivo que designa:
a) aquele que transita pela rua;
b) aquele que anda a pé pelas ruas;
c) aquele que anda de bicicleta;
d) aquele que anda de motocicleta;
e) aquele que dirige veículos;
f ) aquele que conduz um avião;
g) aquele que viaja a passeio.
Respostas
3. Observe o emprego do substantivo
nota nas situações abaixo e dê o sentido dessa palavra nos diferentes contextos em que foi empregada.
a) Ganhei uma
nota vendendo flores no Dia das Mães.
b) Tirou uma
nota baixa porque faltou muito às aulas.
c) Desafinei nesta passagem da música porque não li a
nota direito.
d) Não tenho nenhuma moeda na carteira, somente
notas.
e) Fiz uma
nota no pé da página, chamando a atenção para este detalhe.
Respostas
4. Observe o emprego do substantivo
homem nestas frases:
• O
homem já pisou na Lua e agora deseja chegar a Marte.
• A diferença entre o
homem e a mulher não está apenas na constituição física; está também nas
características psicológicas de cada sexo.
• Esse menino já está ficando
homem e ainda não aprendeu a arrumar a cama?
• Não me desafie! Eu sou muito
homem para pegar essa pedra sozinho.
Que sentido ganha o substantivo
homem em cada um desses contextos?
Respostas
5. Identifique os substantivos empregados nos trechos de textos a seguir:
a) “A mamãe está me ensinando a soletrar.”
b) “E eu disse que as regras são bobas e G-A-T-O quer dizer GATO é uma regra estúpida e ultrapassada.”
c) “Mas o Nascimento, emburrado, não disse mais nada. O garçom que entendesse como quisesse.
O garçom, também emburrado, foi e voltou trazendo o chope e três pires. Com queijinhos, salaminhos e azeitonas.”
d) “— A palavra estava dizendo — impacientou-se Nascimento. — Flunfa. Aquela sujeirinha que
fica no umbigo.”
# RESPOSTAS (GABARITO)
# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades com cada assunto gramatical:
# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades de interpretação com letras de música:
Nenhum comentário:
Postar um comentário