quinta-feira, 15 de março de 2012

Aula: Análise da música "Admirável Chip Novo" - Pitty


Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da música "Admirável chip novo", da banda Pitty


Admirável chip novo
Pane no sistema, alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluido em lugar de articulação

Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado,
Mas lá vêm eles novamente e eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema

Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste e viva

Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga...
Não senhor, sim senhor, não senhor, sim senhor.

(Pitty)

01) O enunciador na canção parece confuso: não sabe ao certo se é uma pessoa ou uma máquina. Levante passagens que comprovem isso:

02) Qual a intenção do autor a levantar essa dúvida, essa confusão? Justifique sua resposta:

03) Você acha que isso é algo comum de acontecer? Por quê?

04) Em alguma situação você já se sentiu “como se fosse” um robô? Tente explicar em que caso isso aconteceu e por que você teve essa sensação:

05) O título da música em questão dialoga com um famoso livro de Aldous Huxley e também com outra música (de Zé Ramalho). Pesquise e teça um parágrafo falando sobre as semelhanças e diferenças entre eles:

06) Copie da música alguns verbos no modo imperativo e diga que leitura se pode fazer em cima disso:

07) Você já se sentiu “reconfigurado(a)”? Por quê? Por quem?

08) Que mensagem podemos extrair da leitura dessa canção?

09) Qual a função de linguagem predominante na terceira e quarta estrofes? Justifique sua resposta:

10) Que metáfora podemos afirmar que aparece no texto? Explique:

11) O que significa, pelo contexto, “reinstalar o sistema” e quando isso ocorre?

12) Explique a dupla possibilidade de interpretação do verso “Eu sempre achei que era vivo”:

13) Transcreva do texto três advérbios, classificando-os:

14) Justifique o título da letra de música, aproveitando para criar um outro que seja possível:

15) Encontre na canção todos os elementos da comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e referente:

16) Quem é o eu lírico do texto? Caracterize-o:
17) Altere os verbos das terceira e quarta estrofes para o gerúndio e diga que mudança isso acarretaria:

18) Elabore pequenos trechos utilizando os verbos de cada um verso, nos seguintes tempos:

*No 1º verso: pretérito perfeito do indicativo.
*No 2º verso presente do subjuntivo.
*No 3º verso: futuro do pretérito do indicativo.
*No 4º verso: pretérito imperfeito do subjuntivo.

19) Comente sobre a decepção do eu lírico:

20) O conteúdo da letra está no sentido denotativo ou conotativo? Comente:

(Autores: Andreia Dequinha, Sandra Vitezi, Zizi Cassemiro,
Lourdes Galhardo, Vânia Oliveira, Nalva Kássia, Fabi Behling) Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário