domingo, 26 de fevereiro de 2023

Atividade sobre o gênero textual Carta Pessoal (ou mensagem pessoal)


A carta pessoal é um gênero textual especialmente utilizado na comunicação com amigos, familiares ou namorados. Tais cartas, por serem mais informais que a correspondência oficial, não seguem modelos prontos, caracterizando-se pela linguagem coloquial.

Leia um exemplo de carta pessoal:

Barra Mansa, 26 de fevereiro de 2023

E aí, Jorginho, blz?
Cara, cê lembra quando a gente conversava sobre o que ser quando crescer?
Você sempre sabia o que queria, só que toda hora mudava: médico, arquiteto, escritor.
Eu não. Lembra? Eu nunca sentia muita vontade de ser nada.
Mas agora eu descobri o que que eu quero.
Eu nunca tinha pensado que ia gostar de teatro, mas sabe? Quando participei de uma peça de "Romeu e Julieta" na escola, eu curti muito... Sabe? Foi da hora!
Então eu resolvi que vou ser ator.
E você? Continua mudando de profissão a toda hora?
Vê se escreve, viu, cara?
Abração... do Gabriel

Exercícios sobre a carta acima:
1. Quais os elementos essenciais na carta?
a) remetente
b) destinatário
c) local e data
d) palavra que inicia o contato

2. Ainda há o assunto e a despedida.
a) Qual o assunto?
b) Como é a despedida?

3. Sobre a formalidade da carta:
a) é mais para formal ou informal?
b) justifique sua opinião.

4. Sobre o envelope de uma carta.
a) O que se escreve na frente?
b) E no verso?

5. Escreva uma carta pessoal para um amigo (da mesma ou de outra turma), comentando um assunto e convidando-o a dar uma resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário