Atividade de português 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano.
Leia o texto abaixo sobre "Festa Junina no Brasil": As festas juninas no Brasil _____(ser), em sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as _______(conhecer) tenha se originado nas festas dos santos populares em Portugal: a Festa de Santo Antônio, a Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente. A música e os instrumentos usados (cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco etc.) ____(estar) na base da música popular e folclórica portuguesa e ______(ser) trazidos ao Brasil pelos povoadores e imigrantes do país irmão. As roupas caipiras ou saloias _____(ser) uma clara referência ao povo campestre que _______(povoar) principalmente o nordeste do Brasil e _____(poder)-se encontrar muitíssimas semelhanças no modo de vestir caipira no Brasil e em Portugal. Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais _______(iniciar)-se em Portugal, junto com as novidades que, na época dos descobrimentos, os portugueses _______(trazer) da Ásia, tais como enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora. Embora os balões _____(ter) sido proibidos em muitos lugares do Brasil, _____(ser) usados na cidade do Porto em Portugal com muita abundância e o céu se _____(encher) com milhares deles durante toda a noite. A dança de fitas e o pau de sebo, típicos das festas juninas no Brasil, _____(ser) originários da Península Ibérica.
No Brasil, _____ (receber) o nome de "junina" (chamada inicialmente de "joanina", de São João), porque _______(acontecer) no mês de junho. Além de Portugal, a tradição _____(vir) de outros países europeus cristianizados dos quais _____(ser) oriundas as comunidades de imigrantes, chegadas a partir de meados do século XIX. Ainda antes, porém, a festa já _____(haver) sido trazida ao Brasil pelos portugueses e logo _____(ser) incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.
(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina_no_Brasil)
1. Leia integralmente o texto e depois identifique o sujeito das orações. A seguir, reescreva o texto, empregando a concordância adequada dos verbos indicados entre parênteses:
2. Seguindo a variedade padrão, reescreva as frases abaixo, completando-as com uma das formas verbais indicadas entre parênteses:
a) O candidato mais forte do grêmio estudantil _____ eu. (é - sou)
b) Os responsáveis _____ nós, eu e você. (são - somos)
c) Aquilo _____ ameaças inúteis. (é - são)
d) Não se aborreça! Isso ____ coisas da vida. ( é - são)
e) _____ meia-noite e meia. (É - São)
f) O responsável por tudo isso _____ eles. (foi - foram)
g) Hoje _____ vinte e sete de maio. (é - são)
atividade lingua portuguesa - atividades de ensino fundamental
Muito bacana esta aula.
ResponderExcluirSuas aulas tem me ajudado bastante. Muito obirgada!
Obrigada pela atividade.
ResponderExcluirObrigada pela sugestão.
ResponderExcluir