Cerca de 200 milhões usam drogas no mundo
O consumo de drogas ilegais é tanto uma questão de saúde pública como de polícia, mas é essa ilegalidade que torna difícil ter estimativas precisas do impacto do problema, segundo análise publicada no Lancet.
Isso fica claro nas estatísticas do trabalho: o mundo teria entre 149 milhões e 271 milhões de usuários de drogas, ou algo entre 2,8% e 4,5% da população.
São entre 125 milhões e 203 milhões de usuários de maconha e haxixe; entre 15 milhões e 39 milhões de usuários de opioides, anfetaminas ou cocaína; e entre 11 e 21 milhões de usuários de drogas injetáveis.
O maior índice de consumo está em países ricos ou próximos a áreas de produção de droga - caso do Brasil, rota do tráfico e próximo de países produtores como Colômbia e Bolívia.
Mas os dados podem esconder a realidade, pois as estatísticas nos países pobres são pouco confiáveis.
Apesar do uso mais intenso, maconha e haxixe não aumentam a mortalidade porque não há caso de overdose das drogas. Mas o consumo de cannabis está ligado ao aumento de transtornos mentais como psicose.
O uso de opioides mata e dissemina HIV e hepatites C e B, algo que também acontece entre usuários de cocaína e anfetaminas.
BONALUME NETO, Ricardo. Folha de S.Paulo, São Paulo, 3 fev. 2012. Saúde, C12.
Discussão:
"As drogas são um problema de segurança pública ou de saúde pública?"
1. Neste artigo predomina a dissertação expositiva ou a dissertação argumentativa? Justifique.
Resposta: Apesar de serem empregados dados e estatísticas sobre o consumo de drogas, o texto é argumentativo, pois defende que o consumo de drogas é questão de saúde pública e também de polícia, já que a ilegalidade dificulta as estimativas precisas sobre o problema e, portanto, sua solução.
2. Essa dissertação constitui um "discurso citado". Qual fonte foi considerada para a elaboração deste discurso ?
Resposta: A fonte é a publicação The Lancet, uma revista médica.
3. Obtenha, na internet, informações sobre esta fonte e explique por que a dissertação assim se classifica.
Resposta: O texto é um "discurso citado" porque "traduz" ao leitor comum uma análise sobre o problema das drogas, originalmente publicada na The Lancet, uma das mais importantes publicações científicas na área médica.
4. Elabore uma redação dissertativa expressando o seu ponto de vista sobre esse tema.
atividade lingua portuguesa - atividade de português 3º ano - gêneros textuais - redação dissertativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário