terça-feira, 6 de outubro de 2020

Atividade a partir de um poema de Patativa do Assaré | Variedades linguísticas


Lei o texto abaixo de Patativa do Assaré:

“Iscute o que to dizeno,
Seu dotor, seu coroné:
De fome tão padeceno
Meus fio e minha muiér.
Sem briga, questão nem guerra,
Meça desta grande terra
Umas tarefas pra eu!
Tenha pena do agregado
Não me dexe deserdado
Daquilo que Deus me deu”.
(Patativa do Assaré)

# Questões:
1. Esse falante, pelos elementos explícitos e implícitos no poema, é identificável como
a) Escolarizado proveniente de uma metrópole.
b) Sertanejo de uma área rural.
c) Idoso que habita uma comunidade urbana.
d) Escolarizado que habita uma comunidade no interior do país

2. Qual a linguagem empregada pelo falante desse texto?
a) técnica
b) jornalística
c) padrão
d) não padrão

3. Reescreva o texto de Patativa do Assaré utilizando a norma padrão da Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário