quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Atividade sobre coesão e coerência




1. Encontre a incoerência em cada TEXTO abaixo e explique-as com as suas próprias palavras no seu caderno:
a) "Relojoaria do Miringa. Trocamos baterias e pulseiras. Temos pastéis de fubá"
b) "Atendimento exclusivo para p/ queijos"
c) "Pintamos casas a domicílio"
d) "Aviso importante. O Bar do Flitz não está aberto porque está fechado"
e) "Vende-se tudo nesta casa. Família muda"
f) "Atenção! Não é permitido comer duas pessoas no mesmo prato"
g) "Não atendemos sem camisa"
h) "Gelo gelado aqui"
i) "Corto cabelo e pinto"

2.. Reescreva as frases a seguir, passando para o plural as palavras destacadas e adaptando o que for necessário:
a) Eu sempre me preocupo com você.
b) Ele jamais se esquece dos amigos.
c) Eu não o conheço, mas ele trouxe para mim uma bela renda do Maranhão.
d) Eu disse que você não está escutando direito.
e) Ela sempre trabalhou sozinha.

3. Substitua por pronomes oblíquos as palavras destacadas nas frases, conforme o exemplo do item a:
a) Eu vi a menina passar por aqui agorinha mesmo. Eu a vi passar por aqui agorinha mesmo
b) Encontrei as crianças com os pés e as mãos sujas.
c) Meu pai conheceu ontem meu novo namorado.
d) Muito prazer em conhecer você!
e) Eu nunca prejudiquei meus colegas.
f) Joana não cumprimentou as colegas.
g) Ele fingiu que não viu a ex-namorada.
h) Vou enviar para você um exemplar de meu novo livro. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GABARITO (RESPOSTAS)

2 comentários: