sábado, 13 de fevereiro de 2010

Gabariro: Atividade sobre coesão e coerência



# Respostas:
1.
a) Há uma informação deslocada. O objetivo principal é anunciar um serviço de relojoaria, mas de forma incoerente anuncia que também vende lanches (pasteis).
b) Há uma ambiguidade. Duplo sentido. Está chamando os clientes de “queijos” ou “só atende quem comprou “queijos”.
c) Informação desnecessária. Quando contratamos um serviço de pintor, é evidente que ele que precisa vir até ao nosso imóvel.
d) Há uma ambiguidade. Duplo sentido. A família mudou-se ou a família, que tinha membros “mudos”, vendeu alguma coisa.
e) Informação totalmente desnecessária.

2.
a) Nós sempre nos preocupamos com você.
b) Eles jamais nos esqueceram dos amigos.
c) Nós não os conhecemos, mas eles trouxeram para mim uma bela renda do Maranhão.
d) Nós dissemos que vocês não estão escutando direito.
e) Elas sempre trabalharam sozinhas.

3.
a) Eu a vi passar por aqui agorinha mesmo
b) Encontrei-as com os pés e as mãos sujas.
c) Meu pai conheceu-o ontem.
d) Muito prazer em conhecê-lo!
e) Eu nunca os prejudiquei.
f) Joana não as cumprimentou.
g) Ele fingiu que não a viu.
h) Vou lhe enviar um exemplar de meu novo livro.

Um comentário: