domingo, 5 de janeiro de 2020

Atividade sobre ortografia (Gabarito)



1 – Complete as lacunas das frases a seguir com as letras apropriadas:
a) Os pei*es haviam sido encai*otados na origem.
b) Sentia-se rebai*ado porque os pneus de seu carro eram recau*utados.
c) A en*urrada causou muitos transtornos à população de bai*a renda. Muitas pessoas ficaram com seus pertences en*arcados.
d) Não me*a nisso! E não seja me*eriqueiro! Deixe as me*as do cabelo de sua irmã em paz.
e) Gastava um frasco de *ampu a cada banho.
f) A filha da fa*ineira pegou ca*umba. Foi por isso que a pobre senhora não veio trabalhar e não porque seja rela*ada, como você quer dar a entender com um mu*o*o.
g) Suas bo*e*as estavam ro*as de frio. E mesmo assim ela não queria usar o *ale que eu lhe oferecia.

2 - Complete as lacunas das frases abaixo com as letras apropriadas:
a) Foi à feira e comprou *u*us, berin*elas, tan*erinas, *en*ibre e um quilo de va*em.
b) A via*em foi adiada por alguns dias. Os pais não querem que os filhos via*em com um tempo horrível.
c) Deixaram que a ferru*em tomasse conta de todos aqueles velhos objetos. É possível que deixem enferru*ar coisas tão bonitas e valiosas?
d) Sentiu forte verti*em durante a conta*em dos votos.
e) Sinto-me lison*eado com a homena*em prestada pelos vare*istas desta re*ião e garanto que nunca me faltará cora*em para prosseguir na luta.
f) Com a*ilidade, apanhou a ti*ela e encheu-a de ar*ila. A seguir, com alguns *estos, modelou alguma coisa que não consegui distinguir.

3 - Escreva uma frase com cada uma das seguintes palavras: tachar, taxar, cheque, xeque, cocho, coxo.

RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Pasquale e Ulisses, Gramática da Língua Portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário