sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Confira seis apostas de temas da redação no Enem 2018




1. "Desafios da educação básica no Brasil"
A reforma do ensino médio entrou na pauta com a discussão da nova Base Nacional Comum Curricular. O participante pode refletir a sua própria formação.

2. "Déficit habitacional"
A falta de moradias e de políticas públicas para amenizar o problema é um tema que ganhou força após a queda de um prédio de sem-teto no centro de SP em maio deste ano.

3. "Crise nos presídios"
O Brasil é o país com a terceira maior população carcerária do mundo e as autoridades ainda não conseguiram conter a ação das facções criminosas que agem de dentro das cadeias.

4. "Desafios do envelhecimento"
A população idosa no Brasil só cresce e vive mais. A falta de políticas públicas para absorver os mais velhos ao mercado de trabalho e a nova reforma da Previdência são discussões do momento.

5. "Briga de torcidas"
A rivalidade entre as torcidas dos times de futebol pode ser uma forma de a redação fazer correlação com o momento político do país em que as diferenças partidárias têm levado a população a enfrentamentos nas redes sociais e nas ruas.

6. "Fake News"
A disseminação de notícias falsas nas redes sociais e aplicativos de mensagens pode exigir do participante uma posição sobre o limite da liberdade de expressão.

Por Dhiego Maia, in Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário