domingo, 28 de outubro de 2018
Atividade sobre informatividade e senso comum no texto dissertativo-argumentativo
Leia o texto seguinte (transcrito tal qual foi produzido), observando o grau de informatividade que apresenta.
Violência social
Atualmente, um dos grandes problemas que afetam a vida de uma sociedade, é a violência nela inserida. Violência essa que devido a vários fatores, segundo sociólogos, psicólogos e outros estudantes das ciências humanas, será praticamente impossível de ser eliminada.
A dificuldade na solução deste problema está na complexidade do mesmo. Várias são as suas causas e para cada uma se faz necessária uma medida especial, medidas essas que muitas vezes são impossíveis de serem colocadas em prática.
A violência pode ser gerada pela própria sociedade, por crises econômicas, por um problema mental do indivíduo, pelo grande número de adeptos ao uso de drogas, e por uma enorme série de outros fatores.
Devido as perspectivas quase que inexistentes em uma solução a curto ou médio prazo para a questão da violência, o melhor a fazer, é se precaver para não se tornar mais uma vítima de um dos problemas mais sérios da nossa sociedade.
(Redação de aluno. Apud Maria da Graça Costa Val, op. cit., p. 86.)
# Exercícios:
1. Com expressões como "um dos grandes problemas", "complexidade" e "problemas mais sérios", o autor parece dar grande importância ao problema da violência social. Deparar com elas em um texto cria a expectativa de que, no mínimo serão apontadas as causas e as consequências de tal problema.
Observe os três primeiros parágrafos do texto. Em todos eles, o autor parece querer indicar as causas da violência mas acaba por fazê-lo apenas num único parágrafo.
a) Em qual parágrafo as causas são efetivamente apontadas? Quais são essas causas?
b) Depois de apontadas, essas causas são explicadas, desenvolvidas?
c) No primeiro parágrafo, o autor se refere às causas da violência com a expressão "vários fatores"; no segundo parágrafo, com a expressão "várias são as suas causas". As soluções são sugeridas pela expressão "medidas". O que essas expressões revelam quanto ao domínio que o autor tem do assunto?
2. Além das causas e consequências da violência o leitor tem a expectativa de conhecer também eventuais propostas de solução.
a) O texto aponta saídas sociais para a violência?
b) Que sugestão é feita no plano individual?
c) Na sua opinião, essa sugestão é satisfatória?
3. O texto busca o caminho mais natural de desenvolvimento do tema, que é o da análise de causas, consequências e ou soluções relacionadas à violência.
a) Na sua opinião, depois de ler o texto o leitor se sente satisfeito? Por quê?
b) Que relação esse resultado tem com a informatividade do texto?
4. Observe a estrutura argumentativa do texto: a tese ou ideia principal, os argumentos e a conclusão.
a) O texto apresenta falhas quanto a estrutura?
b) A estrutura é suficiente para garantir a qualidade de um texto dissertativo-argumentativo? Justifique sua resposta.
RESPOSTAS (GABARITO)
Fonte: Português: Linguagens
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