segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Atividade sobre coesão e coerência a partir de um texto da revista "Superinteressante"



Leia o texto abaixo:

Jovem Cinquentão

     Como se mede a importância de um livro ? Há os que se impõem pelo valor do enredo, há os que vencem o critério do tempo pela excelência da linguagem; há os que flagram e desenham para sempre tipos humanos de certo tempo e lugar, há ainda os que, por uma misteriosa combinação de fatores, acabam influenciando o futuro.
     O apanhador em campo de centeio ( The Catcher in the rye) , de Jerome David Salinger, está nesse caso. Lançado há 50 anos no calor do pós-guerra, aproveitou-se do nascimento da cultura jovem e potencializou-a, na história de Holden Caulfield , adolescente que é expulso de um prestigioso colégio, às vésperas do Natal, e volta para casa, em Nova York. O sofrido e variado percurso entre a escola , com sua ética superada aos olhos do jovem , e a casa da família, idem, é o recheio da novela.
     O livro (publicado No Brasil pela Editora do Autor) acertou em cheio a sensibilidade “teen”.Sabemos desde as primeiras linhas que Holden está internado num hospital e que dali vai desfiar suas lembranças, na ordem em que aconteceram, sem dourar nenhuma passagem.
      Quem não se comove com a sinceridade do jovem ? é impossível não sentir uma ponta de agradável melancolia com as observações de Holden, como “É gozado, os adultos ficam horríveis quando estão dormindo de boca aberta, mas as crianças não, elas continuam cem por cento”. Há exatos 50 anos , Salinger fotografou seu futuro, a nossa cara. (Superinteressante, out,2001)

1. Qual é o objetivo desse texto?
(A ) resumir brevemente a história de uma livro.
( B ) apresentar uma breve apreciação crítica sobre um livro.
( C ) relatar a experiência de alguém sobre leitura.

2. Esse texto pode ser dividido em três partes : introdução, desenvolvimento e conclusão.
A) Em que parágrafo se encontra a introdução?
B) Onde se inicia e onde termina o desenvolvimento?
C) Que frase do último parágrafo constitui a conclusão?

3. O 1º parágrafo do texto inicia-se com uma pergunta.” Como se mede a importância de um livro?”. Nesse mesmo parágrafo, o autor enumera alguns fatores que podem contribuir para a resposta, iniciando frases com a expressão há os que .
A) Que palavra é retomada pelo pronome oblíquo os, presente em todas essas frases?

B) Por que, na sua opinião, o autor emprega esse pronome plural?

4. No 2 º parágrafo do texto, o autor afirma que o livro “ O apanhador de centeio ( The Catcher in the rye) , de Jerome David  Salinger, está neste caso “. A que se refere o pronome demonstrativo este, na expressão neste caso?

5. No 3 º parágrafo do texto :

A) Que expressão estabelece coesão com o objeto que está sendo o alvo da crítica?
B) Para que tipo de leitor o livro criticado se dirige?

6. No último parágrafo, o autor cita uma passagem do livro e conclui seu texto, afirmando que “ Há exatos 50 anos, Salinger fotografou seu futuro, a nossa cara “.
A) Em que parágrafo anterior do texto o autor fez também uma referência:
·         à época da publicação do livro?
·         ao futuro?

B) Estabeleça relações entre a passagem citada e a conclusão. A que se refere a expressão nossa cara?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens

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