segunda-feira, 16 de abril de 2018
Exercício: Figuras de Linguagem (atividades, aula)
Construindo o conceito
Leia este poema, de Sérgio Capparelli:
Menina na janela
A lua é uma gata branca,
mansa,
Que descansa entre as nuvens.
O sol é um leão sedento,
mulambento,
que ruge na minha rua.
Eu sou uma menina bela,
na janela,
de um olhar sempre à procura.
1. O eu lírico diz ser “uma menina bela, na janela”:
a) Quanto tempo a menina fica à janela?
b) Na sua opinião, o que o olhar do eu lírico procura?
2. Se dizemos “A lua é branca” ou “a gata é mansa”, estamos utilizando uma linguagem normal, em que as palavras são empregadas em seu sentido cotidiano. Contudo, se dizemos “A lua é uma gata branca, mansa”, estamos utilizando uma linguagem nova, poética, em que as palavras compõem imagens e ganham sentidos novos.
a) O que permitiu ao poeta, na primeira estrofe, aproximar lua e gata?
b) O que permitiu na segunda estrofe, aproximar sol e leão sedento?
3. Há, no poema, imagens que evocam impressões sensoriais. A qual dos nossos sentidos se relaciona a impressão sugerida em cada um dos versos seguintes?
a) “A lua é uma gata branca, mansa”
b) “O sol é um leão sedento”
c) “Que ruge na minha rua”
4. Imagens como “A lua é uma gata branca” ou “O sol é um leão sedento” são exemplos da figura de linguagem charada metáfora. O que o uso dessa figura de linguagem acrescenta ao texto?
# RESPOSTAS (GABARITO)
(Fonte: "Português: Linguagens. CEREJA e MAGALHÃES)
Leia mais:
Atividades sobre Figuras de Linguagem (I) - 8º ano
Atividades sobre Figuras de Linguagem (II) - 8º ano
Exercícios: Figuras de Linguagem (2) - atividades, aula
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário