segunda-feira, 16 de abril de 2018

Exercício: Figuras de Linguagem (atividades, aula)




Construindo o conceito


Leia este poema, de Sérgio Capparelli:

Menina na janela

A lua é uma gata branca,
mansa,
Que descansa entre as nuvens.

O sol é um leão sedento, 
mulambento, 
que ruge na minha rua.

Eu sou uma menina bela, 
na janela, 
de um olhar sempre à procura.

1. O eu lírico diz ser “uma menina bela, na janela”:
a)    Quanto tempo a menina fica à janela?
b)    Na sua opinião, o que o olhar do eu lírico procura?

2. Se dizemos “A lua é branca” ou “a gata é mansa”, estamos utilizando uma linguagem normal, em que as palavras são empregadas em seu sentido cotidiano. Contudo, se dizemos “A lua é uma gata branca, mansa”, estamos utilizando uma linguagem nova, poética, em que as palavras compõem imagens e ganham sentidos novos.
a)    O que permitiu ao poeta, na primeira estrofe, aproximar lua e gata?
b)    O que permitiu na segunda estrofe, aproximar sol e leão sedento?

3. Há, no poema, imagens que evocam impressões sensoriais.  A qual dos nossos sentidos se relaciona a impressão sugerida em cada um dos versos seguintes?
a)    “A lua é uma gata branca, mansa”
b)    “O sol é um leão sedento”
c)    “Que ruge na minha rua”

4. Imagens como “A lua é uma gata branca” ou “O sol é um leão sedento” são exemplos da figura de linguagem charada metáfora. O que o uso dessa figura de linguagem acrescenta ao texto?

# RESPOSTAS (GABARITO)

(Fonte: "Português: Linguagens. CEREJA e MAGALHÃES)

Leia mais:
Atividades sobre Figuras de Linguagem (I) - 8º ano
Atividades sobre Figuras de Linguagem (II) - 8º ano
Exercícios: Figuras de Linguagem (2) - atividades, aula Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário