quinta-feira, 6 de abril de 2017
Textos são o foco da Língua Portuguesa nos exames
Questões puramente gramaticais são raras e dão lugar à interpretação e aplicação prática dos conceitos.
Aquela prova de Língua Portuguesa cheia de questões teóricas de gramática está quase extinta dos vestibulares. Nos modelos atuais das principais universidades e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o foco é nos textos, muitos textos, e interpretação. Mas se o gramatiquês não aparece, os conceitos ainda são necessários.
De acordo com o professor e coordenador de Português do Curso ETAPA, Heric Palos, é uma tendência dos exames reduzir tudo aos textos, verbais ou visuais, e à interpretação deles.
O professor explica que o foco é naquilo que faz parte do dia a dia dos candidatos. “Tem aparecido muito quadrinho, muita propaganda, infográficos, textos que estão adequados ao cotidiano”, comenta Palos. Trechos de artigos podem aparecer, mas são menos comuns e geralmente seguem a mesma linha de contextualização.
Sem decoreba
Se no passado era comum que as provas tivessem uma cobrança direta de conceitos gramaticais, isso não é mais regra. No entanto, Palos alerta que eles não podem ser deixados de lado. “O texto não é absolutamente nada - a questão é o que se faz com o texto. A gramática vai dar os mecanismos, o instrumental, para lidar com o texto”. No entanto, a decoreba não funciona. “Não cai mais o gramatiquês, mas é preciso saber gramática”, completa. Se a decoreba não funciona mais e o gramatiquês caiu em desuso, é necessário saber gramática tanto para a redação quanto para a solução de questões que envolvem concisão, coesão, pontuação, figuras de linguagem, entre outras. “Muitas vezes, o conceito é dado e cobra-se a percepção daquilo”, comenta. Por exemplo, pode ser apresentado um texto e a questão pedir para que seja identificada uma metáfora. “Dá-se um exercício de ambiguidade que pode ser resolvido com uma vírgula, por exemplo. Mas se não houver domínio do uso da vírgula, não se vai resolver”, cita.
Nas provas de vestibular e Enem, o professor ressalta que o ponto central cobrado é o entendimento dos textos. Segundo ele, os testes provocam uma interpretação guiada para saber se o estudante entendeu o que está escrito. “A questão é você interiorizar a regra e usá-la de forma consciente”, explica.
Fonte: g1.globo.com
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