Questões do Saerjinho de Língua Portuguesa a partir de um "relato de viagem"
Leia o texto abaixo:
Capítulo XII
Partimos com o tempo encoberto, mas estável. Não teríamos de
nos preocupar nem com calores cansativos nem com chuvas desastrosas. Um tempo
próprio para o turismo. O prazer de galopar por um país desconhecido deixava-me
de bom humor naquele início de aventura. Sentia toda a felicidade, todo o
prazer e liberdade de um excursionista. Começava a gostar da viagem. “Afinal, o
que estou arriscando?”, dizia-me. “Viajar por um país dos mais curiosos,
escalar uma montanha bastante notável, na pior das hipóteses, descer ao fundo de
uma cratera extinta! [...] Quanto à existência de uma galeria que acaba no
centro do globo, pura imaginação! Pura impossibilidade! Vou tratar, então, de
aproveitar o que a expedição tem de bom sem maiores problemas”. Quando concluí
esse raciocínio, já havíamos saído de Reykjavik. Hans caminhava à frente num
passo rápido, igual e constante.
Os dois cavalos carregados com nossas bagagens seguiam-no
sem que fosse necessário conduzi-los. Eu e meu tio íamos atrás sem nos sairmos
muito mal em nossos animais pequenos, mas vigorosos.
A Islândia é uma das maiores ilhas da Europa. Estende-se por
mil e quatrocentas milhas e só conta com sessenta mil habitantes. Os geógrafos
dividiram-na em quatro quartos, e tínhamos de atravessar quase obliquamente o
que tem o nome de região de quarto do Sudvesterfjordhur. Ao deixarmos
Reykjavik, Hans seguira imediatamente para a beira do mar. Atravessávamos
magras pastagens que faziam o maior esforço para ser verdes; tinham maior
facilidade em ser amarelas. Os cimos rugosos das massas traquíticas apareciam
no horizonte entre as brumas do leste, e por momentos algumas placas de neve, concentrando
a luz difusa, resplandeciam nas inclinações dos cumes afastados.
Alguns picos, mais ousados, perfuravam as nuvens cinzentas e reapareciam acima dos vapores moventes como escolhos que emergiam em pleno céu. Muitas vezes essas cadeias de rochas áridas lançavam uma de suas pontas ao mar e cortavam as pastagens; mas sempre havia lugar suficiente para passar. Além disso, nossos cavalos escolhiam instintivamente os lugares propícios sem nunca diminuir a marcha. Meu tio nem tinha o consolo de excitar sua montaria com a voz ou com o chicote; não lhe era permitido ser impaciente. Não podia evitar sorrir ao vê-lo tão alto em seu cavalinho, e, como suas pernas compridas roçavam o chão, parecia um centauro de seis pés. [...] (VERNE, Júlio, Viagem ao Centro da Terra)
Alguns picos, mais ousados, perfuravam as nuvens cinzentas e reapareciam acima dos vapores moventes como escolhos que emergiam em pleno céu. Muitas vezes essas cadeias de rochas áridas lançavam uma de suas pontas ao mar e cortavam as pastagens; mas sempre havia lugar suficiente para passar. Além disso, nossos cavalos escolhiam instintivamente os lugares propícios sem nunca diminuir a marcha. Meu tio nem tinha o consolo de excitar sua montaria com a voz ou com o chicote; não lhe era permitido ser impaciente. Não podia evitar sorrir ao vê-lo tão alto em seu cavalinho, e, como suas pernas compridas roçavam o chão, parecia um centauro de seis pés. [...] (VERNE, Júlio, Viagem ao Centro da Terra)
# Exercícios:
1. Esse fragmento de texto apresenta características de
A) biografia.
B) crônica jornalística.
C) diário.
D) relato de viagem.
E) reportagem.
2. De acordo com esse texto, o narrador estava bem-humorado
porque
A) fazia um deboche do tio montado no cavalinho.
B) galopava em terras desconhecidas.
C) montava em um cavalo pequeno.
D) sentia-se bem com o clima ameno e agradável.
E) viajava na companhia de seu tio.
3. A linguagem predominante no trecho “Meu tio nem tinha o
consolo de excitar sua montaria com a voz ou com o chicote; não lhe era
permitido ser impaciente.” (ℓ. 26-27) é
A) científica.
B) informal.
C) padrão.
D) regional.
E) técnica.
4. O terceiro parágrafo desse texto revela um narrador
A) detalhista.
B) impaciente.
C) melancólico.
D) orgulhoso.
E) solidário.
5. No trecho “Meu tio nem tinha o consolo de excitar sua
montaria com a voz ou com o chicote;...” (ℓ. 26-27), o termo destacado
estabelece uma relação de
A) adição.
B) alternância.
C) conclusão.
D) explicação.
EXCELENTE ATIVIDADE. VOU UTILIZAR EM MINHAS AULAS. OBRIGADA.
ResponderExcluirAdorei essa atividade!
ResponderExcluirObrigada por compartilhar!
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