segunda-feira, 6 de maio de 2013
Atividades sobre Transitividade verbal – objeto direto e objeto indireto
Leia este poema, de Elias José, e responda às questões de 1 a 4:
Tempo
Passou o tempo de roubar amoras,
mangas, goiabas e mexericas
no quintal dos vizinhos.
Passou o tempo de sonhar vitórias,
com sorriso de campeão
de futebol, basquete ou corrida de carro.
Passou o tempo de empinar pipas
e dar asas aos olhos e ao corpo
para soltar-me no espaço com elas.
Passou o tempo de não ter vergonha
de ser rei dos castelos de areia
ou de esconder tesouros de figurinhas,
bolinhas de gude e pedras preciosas.
Passou o tempo de caçar briga,
chamar pro braço ou xingar a mãe
e a raça toda do amigo-inimigo.
Chegou um tempo de sonhar com a noite
na cidade, com todas as luzes e sons
que ainda amedrontam quando chamam.
Chegou o tempo de brigar com o mundo,
sentir sufoco, calor nas mãos
e asas nos pés que querem sumir,
sair de casa e ganhar o mundo.
Chegou o tempo de pensar em namoradas
e sonhar com corpos e beijos
que vivem mais nos poemas que no real.
(Cantigas de adolescer. 7. ed. São Paulo: Atual, 1993. p. 40-1.)
1. O poema intitula-se “Tempo” e está organizado em duas partes: a primeira trata das lembranças do passado e a segunda descreve o presente.
a) Que estrofes do poema formam a primeira parte?
b) Quais formam a segunda parte?
c) Em cada uma das partes, um único verbo inicia todas as estrofes. Que verbos se repetem nas duas partes?
2. O primeiro verso da primeira estrofe de cada parte se repete quase inteiro nas estrofes seguintes.
De uma estrofe para outra, alteram-se apenas o segundo verbo do verso e o objeto. Observe os
versos iniciais das duas primeiras estrofes:
Verbos transitivos diretos Objetos diretos
Passou o tempo de roubar amoras
Passou o tempo de sonhar vitórias
Note que, nesses dois versos, os verbos são transitivos diretos e seus complementos são objetos diretos. Com os versos iniciais das estrofes seguintes, faça um quadro semelhante em seu caderno. A seguir:
a) verifique, em cada verso, se o segundo verbo é transitivo direto ou indireto;
b) verifique se o complemento do segundo verbo é objeto direto ou objeto indireto;
c) conclua: Na primeira parte predominam verbos transitivos diretos ou indiretos? E na segunda?
3. Compare as ações do eu lírico na infância com as da atualidade:
Passado Presente
• Roubava amoras. • Sonha com a noite.
• Sonhava vitórias. • Briga com o mundo.
• Empinava pipas. • Pensa em namoradas.
• Não tinha vergonha.
• Caçava brigas.
a) Em qual dos dois tempos o poeta tinha ou tem uma relação mais concreta e direta com o mundo? Qual a razão disso?
b) Em qual dos tempos o poeta tinha ou tem uma relação com o mundo mais abstrata e indireta?
4. No poema, as relações do eu lírico com o mundo e o emprego de objetos podem ser esquematizados desta forma:
Eu - mundo:
no passado relação mais direta predomínio de verbos transitivos diretos
no presente relação indireta predomínio de verbos transitivos indiretos
De acordo com o texto e com o esquema, quais das afirmativas seguintes correspondem a conclusões a que esse estudo do poema possibilita chegar?
a) Na primeira parte do texto, que trata da infância, o poeta tem uma relação mais direta com o mun - do; na construção do texto, igualmente, predominam verbos transitivos diretos e objetos diretos.
b) Na primeira parte do texto, que trata da infância, o poeta tem uma relação indireta e abstrata com o mundo. Os verbos utilizados para construir essa ideia são, predominantemente, transitivos diretos, e seus complementos são objetos diretos.
Na primeira parte, o segundo verbo do primeiro verso é sempre transitivo direto; na segunda parte, transitivo indireto. Na primeira parte, é sempre objeto direto; na segunda parte, objeto indireto. Na primeira parte predominam verbos transitivos diretos; na segunda parte, transitivos indiretos.
c) Na segunda parte do texto, que trata da adolescência, o poeta tem uma relação mais indireta
e abstrata com o mundo. Os verbos utilizados para construir essa ideia são, predominantemente, transitivos indiretos, e seus complementos são objetos indiretos.
d) Na segunda parte do texto, que trata da adolescência, o poeta tem uma relação indireta e concreta com o mundo; a estrutura do texto é construída, predominantemente, a partir de verbos
transitivos diretos e objetos diretos.
5. Suponha que você esteja escrevendo e, de repente, a ponta de seus lápis se quebre. Crie uma
frase, pedindo um lápis ou um apontador emprestado, fazendo uso:
a) de um verbo transitivo direto e um objeto direto;
b) de um verbo transitivo indireto e um objeto indireto;
c) de um verbo transitivo direto e indireto e dois objetos: um direto e outro indireto.
# RESPOSTAS (GABARITO)
Português: Linguagens — William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães
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