sexta-feira, 3 de maio de 2013

Atividades sobre Adjunto adverbial


Leia este poema, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões de 1 a 5.

Classe mista
“Meninas, meninas,
do lado de lá.
Meninos, meninos,
do lado de cá.”
Por que sempre dois lados,
corredor no meio,
professora em frente,
e o sonho de um tremor de terra
que só acontece em Messina,
jamais, jamais em Minas,
para, entre escombros, me ver
junto de Conceição até o fim do curso?

1. A partir do 5º verso do poema, é o eu lírico quem fala. Nos quatro versos iniciais, as aspas indicam que quem fala é outra pessoa. Quem provavelmente é essa pessoa? Por quê?

2. O eu lírico sonha com um terremoto em Minas. Por quê? Qual é o verdadeiro desejo dele?

3. O adjunto adverbial tem um papel de destaque na construção desse poema.
a) Identifique e reúna os adjuntos adverbiais em dois grupos: os que indicam lugar e os que indicam tempo. de lugar: do lado de lá, do lado de cá, no meio, em frente, em Messina, em Minas, entre escombros, junto de Conceição; de tempo: sempre, jamais
b) Qual dos dois tipos de advérbio aparece mais vezes no texto? Os de lugar.
c) Que relação há entre o desejo do eu lírico de ficar junto de Conceição e o predomínio desse  tipo de adjunto adverbial no texto?

4. Antigamente, a maior parte das escolas não misturava meninos e meninas numa mesma sala de  aula. O poema provavelmente retrata uma situação vivida pelo poeta quando criança (ele nasceu  em 1902). Para os padrões atuais de escola:
a) Você acha que essa classe é realmente mista?
b) Que parte da sala de aula representa, verticalmente, a divisão entre meninos e meninas?

5. Faça você também um poema empregando vários adjuntos adverbiais do mesmo tipo. Sugerimos
o par ontem e hoje, que permite comparar o passado e o presente. Se quiser, brinque com as
situações, mostrando as vantagens que tinha quando bebê e as desvantagens de ter crescido; ou as
vantagens de ser filho único e as desvantagens de ter mais irmãos; e assim por diante. Se preferir,
escolha outros adjuntos ou pares de adjuntos. Ao terminar, dê um título ao seu texto.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens — William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães

  Leia também:
Atividades sobre adjunto adverbial
Atividades sobre adjunto adverbial II
Atividades sobre adjunto adverbial (7º ano)
Atividades sobre Orações Subordinadas Adverbiais Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário