quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Exercícios sobre Pronomes (IV) - semântica



Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios sobre a classe gramatical "pronome".

Leia o anúncio a seguir e responda às questões 1 e 2.

1. Na parte superior do anúncio, lemos o enunciado: “Toda renda obtida com a venda da raspadinha vai para projetos sociais”.
a) Qual é o sentido da expressão toda renda, considerando-se que a palavra toda está desacompanhada do artigo a?
b) Que mudança de sentido haveria na expressão, caso o anunciante tivesse empregado toda a renda?

2. O nome raspadinha refere-se a uma loteria. Observe a imagem do anúncio e compare-a com o enunciado verbal.
a) O que é a figura na calçada?
 b) Interprete: Por que essa figura está raspada?

3. Leia esta tira, de Fernando Gonsales:
a) A que se refere o pronome isso?
b) Se o objeto a que o pronome se refere está próximo de quem fala, qual seria a forma adequada, de acordo com a norma-padrão?
c) Na sua opinião, a baratinha gostou do que aconteceu?

4. Leia esta tira, de Angeli:

a) No 1º quadrinho da tira, qual é o sentido do pronome todos na expressão “todos os”?
 b) A palavra todos, no trecho “Vocês demoraram tanto que os pretendentes, cansados, foram todos embora!”, adquire um significado diferente daquele que normalmente tem. Qual é o sentido dessa palavra no contexto?
 c) A palavra nenhum, no trecho “Não sobrou nenhum?”, é pronome indefinido ou pronome interrogativo?

5. As frases a seguir apresentam ambiguidade, isto é, duplo sentido, em razão do emprego inadequado de pronomes. Explique em que consistem essas ambiguidades e reescreva as frases, deixando-as com um só sentido.
 a) As crianças se feriram com os cacos de vidro.
 b) Pedrina mandou um telegrama para sua amiga assim que soube que ela fora aprovada no concurso. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...