quinta-feira, 8 de março de 2012

Aula sobre Intertextualidade e polifonia


Intertextualidade é a relação entre dois textos caracterizada por um citar o outro.

Você vai ler a seguir três textos: o primeiro é o famoso quadro Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, pintor italiano do século XVI; o segundo, uma recriação de Marcel Duchamp, pintor francês do século XX; o último, um anúncio publicitário divulgado há alguns anos no Brasil. Leia-os, compare-os e responda às questões propostas.



1. Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, é um dos quadros mais importantes do mundo. O olhar, o meio-sorriso, a postura, a posição das mãos da personagem são alguns dos elementos que têm encantado milhões de pessoas ao longo dos séculos. A personagem retratada, também chamada Gioconda, é um dos símbolos universais da feminilidade.
A pintura de Marcel Duchamp, feita quatro séculos depois da de Da Vinci, evidentemente cita a Mona Lisa renascentista. Responda:
a) O que essencialmente diferencia o quadro de Duchamp do quadro de Mona Lisa?
b) Para você, que sentido tem a "novidade" introduzida por Dechamp: originalidade, inovação, criatividade, agressão, destruição, provocação? Discuta seu ponto de vista com os colegas.

2. Compare o anúncio publicitário aos outros dois quadros. Note que o anúncio apresenta, além da parte verbal, a imagem e o logotipo dos produtos anunciados.
a) Que elementos do quadro original foram mantidos?
b) E que elementos do quadro foram modificados?

3. Na parte inferior do anúncio se lê: "Mon Bijou deixa sua roupa uma perfeita obra-prima". Considerando o cruzamento da linguagem verbal com a linguagem visual, explique o trocadilho (jogo de palavras) da expressão obra-prima.

4. O anúncio divulga uma marca de amaciante de roupa, um produto considerado de luxo. Foi publicado numa revista voltada a um público predominantemente feminino, de classe média, com certo grau de escolaridade. Considerando o tipo de produto anunciado e o perfil desse público, discuta com seus colegas:
a) Utilizar a Mona Lisa no anúncio é um meio de atrair e sensibilizar esse público? Por quê?
b) O uso da Mona Lisa no anúncio pode ser considerado uma forma de valorização do leitor do anúncio? Justifique sua resposta.
c) Levante hipóteses: Caso uma das leitoras dessa revista não conhecesse o quadro de Da Vinci, ainda assim o anúncio poderia alcançar seu objetivo? Por quê?
d) Pense nas reações da leitora da revista ao se deparar com o anúncio. Que vantagens há, para o anunciante, em criar um anúncio como esse, em vez de um anúncio tradicional, com mensagens com slogans como "compre", "use", "experimente", etc.?

5. Compare o tipo de relação que o anúncio e o quadro de Duchamp mantêm com a Mona Lisa de Da Vinci.
a) Que tipo de relação a obra de Duchamp estabelece com a de Da Vinci: intertextual ou interdiscursiva? Por Quê?
b) O quadro de Duchamp também pode ser considerado uma paródia? Justifique sua resposta.
c) O anúncio publicitário mantém com a obra de Da Vinci uma relação intertextual ou interdiscursiva? Por quê?

# RESPOSTAS (GABARITO)