domingo, 17 de março de 2024

Proposta de redação sobre Bullying

 Texto I
As leis são suficientes para capacitar escolas e educadores para o combate ao bullying? A sociedade está realmente interessada nesse assunto ou o que existe são preocupações pontuais quando o indivíduo é pessoalmente afetado? Só acredito num resultado positivo de combate ao bullying quando toda a sociedade estiver realmente envolvida, em especial a comunidade educativa, que implica pais, alunos, professores, diretores, funcionários. É preciso um empenho real e não apenas verborragia.
E, em primeiro lugar, as escolas precisam admitir que existe bullying dentro delas. Passou o tempo em que se achava que escolas boas eram as que não tinham bullying. Hoje o que se quer é que as escolas reconheçam o bullying e digam que iniciativas e ações estão empreendendo para combatê-lo. E saibam que essa é uma luta de todos os dias! (http://www.bullyingnaoebrincadeira.com.br)

Texto II
Estudantes brasileiros sofrem exposição constante ao bullying
- Sofrem Bullying algumas vezes ao mês: 17,5%
- São alvos de piadas: 9,3%
- Sofreram ameaças: 4,1%
(Fonte: PISA 2015 (OCDE)

PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “Bullying: os limites entre a brincadeira e a agressão”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

# CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO DA REDAÇÃO DO ENEM:
1. Demonstrar domínio da norma escrita padrão da língua.
2.  Compreender a proposta e aplicar conceitos para desenvolver o tema, considerando a estrutura do texto dissertativo argumentativo.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4.  Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção de uma argumentação.
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário