Brasil é o 2º país com maior proporção de jovens sem trabalhar e sem estudar
Por Isabella Palhares
O Brasil é o segundo país com a maior proporção de jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que não conseguem nem emprego nem continuar os estudos. Os dados são do relatório "Education at a Glance 2022", da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), divulgado nesta segunda-feira (3).
Segundo o documento, 35,9% dos jovens estão nessa situação no país. A proporção brasileira é o dobro da média dos países membros da OCDE, que é de 16,6% de pessoas dessa faixa etária sem trabalhar e estudar. (...)
Conforme o relatório, o elevado percentual de pessoas excluídas desse processo de transição indica o alto risco de se distanciarem cada vez mais do mercado de trabalho.
"Esse grupo, dos que não trabalham e não estudam, deveria ser uma grande preocupação para os governos, já que alertam para uma situação negativa de desemprego e desigualdades sociais", analisa o relatório. "É essencial que os países tenham políticas para prevenir que os jovens se tornem parte desse grupo ou que busquem ajudá-los a encontrar um emprego ou voltem a estudar", continua. (...)
O relatório destaca ainda que, no Brasil, só 33% daqueles que acessam o ensino superior conseguem terminar a graduação dentro do tempo previsto. Quase metade (49%) só conclui o curso depois de três anos do prazo programado. O restante desiste da graduação ou termina em um tempo ainda maior.
(Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/)
# Questões:
1. Qual é o assunto central do texto?
2. O que os números apresentados na pesquisa apontam em relação aos de outros países?
3. Segundo a análise da pesquisa, por que esses números apresentados são tão preocupantes?
4. A pesquisa ainda aponta dados preocupantes sobre o acesso de jovens no ensino superior. Quais são esses dados?
5. Indique o valor semântico das conjunções destacadas nos trechos abaixo:
a) "... não conseguem nem emprego nem continuar os estudos."
b) "Segundo o documento..."
c) "Conforme o relatório..."
d) "...já que alertam para uma situação negativa..."
e) "...ou voltem a estudar."
6. Escreva um parágrafo dissertativo sobre o tema "a importância de políticas públicas para auxilar o jovem a conseguir trabalho ou retomar aos estudos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário