terça-feira, 4 de outubro de 2022

Atividade sobre o artigo: "Brasil é o 2º país com maior proporção de jovens sem trabalhar e sem estudar"


Leia a matéria jornalística a seguir:

Brasil é o 2º país com maior proporção de jovens sem trabalhar e sem estudar

Por Isabella Palhares

O Brasil é o segundo país com a maior proporção de jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que não conseguem nem emprego nem continuar os estudos. Os dados são do relatório "Education at a Glance 2022", da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), divulgado nesta segunda-feira (3).

Segundo o documento, 35,9% dos jovens estão nessa situação no país. A proporção brasileira é o dobro da média dos países membros da OCDE, que é de 16,6% de pessoas dessa faixa etária sem trabalhar e estudar. (...)

Conforme o relatório, o elevado percentual de pessoas excluídas desse processo de transição indica o alto risco de se distanciarem cada vez mais do mercado de trabalho.

"Esse grupo, dos que não trabalham e não estudam, deveria ser uma grande preocupação para os governos, já que alertam para uma situação negativa de desemprego e desigualdades sociais", analisa o relatório. "É essencial que os países tenham políticas para prevenir que os jovens se tornem parte desse grupo ou que busquem ajudá-los a encontrar um emprego ou voltem a estudar", continua. (...)

O relatório destaca ainda que, no Brasil, só 33% daqueles que acessam o ensino superior conseguem terminar a graduação dentro do tempo previsto. Quase metade (49%) só conclui o curso depois de três anos do prazo programado. O restante desiste da graduação ou termina em um tempo ainda maior.
(Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/)

# Questões:
1. Qual é o assunto central do texto?

2. O que os números apresentados na pesquisa apontam em relação aos de outros países? 

3. Segundo a análise da pesquisa, por que esses números apresentados são tão preocupantes?

4. A pesquisa ainda aponta dados preocupantes sobre o acesso de jovens no ensino superior. Quais são esses dados?

5. Indique o valor semântico das conjunções destacadas nos trechos abaixo:
a) "... não conseguem nem emprego nem continuar os estudos."

b) "Segundo o documento..."

c) "Conforme o relatório..."

d) "...já que alertam para uma situação negativa..." 

e) "...ou voltem a estudar."

6. Escreva um parágrafo dissertativo sobre o tema "a importância de políticas públicas para auxilar o jovem a conseguir trabalho ou retomar aos estudos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário