# Respostas:
1.
a. Resposta: Estimular a população a cuidar de seus animais durante o período de férias.
b. Resposta: Entidades protetoras dos animais, como Ajapra e Amizade.
c. Resposta: Como o anúncio foi divulgado num outdoor, a todas as pessoas que circulam na rua.
d. Resposta: Porque, nesse período, muitas famílias costumam viajar e abandonar os animais de estimação na rua.
2.
a. Resposta: É o termo pet, que pode tanto significar "animal de estimação" (do inglês) quanto ser a sigla da resina plástica usada na fabricação de garrafas e frascos em geral. Ao afirmar "que nem todo pet é descartável", o enunciado quebra a expectativa e faz o leitor pensar qual é o pet a que o texto se refere.
b. Resposta: O anúncio mostra a figura de um cachorro, construída com garrafas pet. Logo, visualmente o anúncio também remete aos dois sentidos da palavra pet.
3.
a. Resposta: Nessa posição, a locução adverbial é destacada, ou seja, ela reforça a ideia de que os pets não devem ser abandonados nas férias, por ser o momento em que isso mais acontece.
b. Atenção professor: Lembre aos alunos que a ordem padrão da oração em português é o sujeito seguido de verbo ou predicado. Logo, a locução adverbial está deslocada de sua posição normal, daí o emprego da vírgula. Fim da observação.
c. Resposta: A frase teria um sentido genérico, que serviria a qualquer momento, sem destacar o período de férias, que é o centro da preocupação da campanha.
d. Resposta: O enunciado poderia adquirir um sentido estranho: o de que alguns animais não são descartáveis nessas férias, mas podem ser em outras.
e. Resposta: Lembre, nessas férias, que nem todo pet é descartável - no caso, a expressão nessas férias deve ficar entre vírgulas.
4.
a.
- o dono tenha abandonado o cão;
Resposta: Nas férias, abandonou o cão, o dono.
- o cão tenha abandonado o dono.
Resposta: Nas férias, abandonou, o cão, o dono.
b. Resposta: Colocando na ordem padrão: "O dono abandonou o cão nas férias" ou "O cão abandonou o dono nas férias".
Nenhum comentário:
Postar um comentário