sábado, 5 de janeiro de 2002

Gabarito: Atividade sobre verbos a partir de uma notícia


# Respostas:
1. 
a.  tiveram seu bebê trocado na Santa Casa de Votorantim em 2004. Por decisão judicial, ficaram com os dois.
b. tive meu bebê trocado na Santa Casa de Votorantim em 2004. Por decisão judicial, fiquei com os dois.
c.  tivemos nosso bebê trocado na Santa Casa de Votorantim em 2004. Por decisão judicial, ficamos com os dois.

2. 
a. virei hit entre fãs de críquete após ser flagrado pelas câmeras comendo uma melancia inteira - incluindo a casca - durante um jogo de críquete em Melbourne, na Austrália. Fui apelidado de "garoto melancia". Planejei essa prática para conseguir ter meu rosto estampado no telão da partida.

b. australianos viraram hit entre fãs de críquete após serem flagrados pelas câmeras comendo uma melancia inteira - incluindo a casca - durante um jogo de críquete em Melbourne, na Austrália. Foram apelidados de "garotos melancia". Afirmaram que planejaram a prática estranha para conseguir ter seus rostos estampados no telão da partida.

3. 
a.  A maioria delas foi modificada, tendo suas terminações alteradas para -m, -ei, -mos.
b. Em razão da mudança das pessoas do discurso: 1ª do singular ou do plural; 3ª do singular ou do plural.

4. 
a.  Morreu e fiz, seguindo as regras de conjugação, seriam substituídas por morreram (3ª pessoa do plural, as amigas, elas) e fiz por tenha feito (modo subjuntivo sugerido pelo termo talvez).
b.  No 1º caso, a conjugação de pessoa difere da norma, pois o verbo está conjugado na 3º pessoa do singular e não do plural, como seu referente amigas. No 2º caso, o modo da conjugação difere da norma, pois o verbo está conjugado no modo indicativo e não no subjuntivo, como sugere o termo talvez, indicador de possibilidade.
c. Para rimar com os versos anteriores (breu/deu/morreu; quis/infeliz/fiz) e manter o ritmo e a cadência musical, já que se trata de canções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário