segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Atividade de interpretação da música "Você É Linda", de Caetano Veloso


Leia o trecho da música "Você É Linda", de Caetano Veloso:

Fonte de mel
Nos olhos de gueixa
Kabuki, máscara
Choque entre o azul
E o cacho de acácias
Luz das acácias
Você é mãe do sol

A sua coisa é toda tão certa
Beleza esperta
Você me deixa a rua deserta
Quando atravessa
E não olha pra trás

Linda
E sabe viver
Você me faz feliz
Esta canção é só pra dizer e diz

Você é linda
Mais que demais
Você é linda sim
Onda do mar, do amor
Que bateu em mim (...)

# Questões:
1. A partir da leitura da canção, quais as características do eu lírico?

2. Como é descrita a mulher idealizada na canção? 

3. O que é expresso nos versos "Você me deixa a rua deserta/ Quando atravessa/ E não olha pra trás"?

4. "Hipérbole" é uma figura de linguagem que expressa exagero. Pode-se afirmar que há um exemplo de hipérbole no refrão "você é linda/ mais que demais/ você é linda sim?" Explique sua resposta.

5. Metalinguagem é uma linguagem que descreve sobre ela mesma. Levante hipóteses, por que podemos afirmar que há metalinguagem nos versos "esta canção é só pra dizer/ e diz"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário