Leia esta tira do Níquel Náusea, de Fernando Gonsales:
1. No enunciado do 2º balão, o rato emprega a conjunção e entre as duas orações. Porém, entre essas orações há uma típica relação adverbial.
a) O que "quebrei os dentes" é em relação a "comer os salgadinhos"?
b) E o que "comer os salgadinhos" é em relação a "quebrei os dentes"?
c) Que alterações poderiam ser feitas no enunciado original, de modo a tornar explícitas essas relações semânticas?
2. Reescreva as frases seguintes substituindo a conjunção subordinativa causal por uma preposição e, em seguida, por "como" fazendo adaptações necessárias. Observe o modelo:
Ela abandonou os estudos, porque morava muito longe da escola.
Ela abandonou os estudos por morar muito longe da escola.
Como mora muito longe da escola, ela abandonou os estudos.
a) Você tem perdido bons negócios, porque é negligente.
b) Os alunos do noturno foram dispensados, porque faltou energia elétrica.
c) Fiquei com uma estafa porque trabalhei demais este ano.
d) Perdi a hora do jogo, porque durmo muito.
Fonte: Português: Linguagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário