sábado, 26 de dezembro de 2020

Atividade de linguagem a partir de um anúncio da marca Amanco


Leia o anúncio publicitário da marca Amanco, publicado na revista Época:

# Questões:
1. Quem é o anunciante? Que produto ele fábrica?

2. O enunciado principal do anúncio se dirige diretamente a um tricolor e faz referência ao fato de ele ter ganhado algo de um Tigre. Levante hipóteses:
a) Quem podem ser o Tricolor e o Tigre?
b) O que o Tricolor pode ter ganhado do Tigre?

3. O anúncio em estudo foi publicado nos jornais do dia 13 de dezembro de 2012. Leia a notícia abaixo para saber o que havia aconhecido na noite anterior.
Responda: O relato feito na notícia confirma ou nega as hipóteses levantadas na questão anterior?

4. Faça uma pesquisa ou consulte os colegas e o professor sobre os nomes de marcas de canos de PVC disponíveis no mercado brasileiro. Há alguma que pode ser associada a algum dos termos do anúncio?

5. Levando em conta o resultado de sua pesquisa na questão anterior e a imagem que acompanha o anúncio, responda.
a) Que novo sentido ganha a palavra Tricolor, no anúncio? Justifique sua resposta.
b) Que novo sentido ganha a palavra Tigre? Justifique sua resposta.
c) A que vitória o anúncio se refere?

6. Tendo em vista as respostas da questão anterior, conclua: Ao afirmar que "É sempre bom ganhar de Tigre", que imagem o anunciante constrói de sua própria marca?

7. Discuta com os colegas e o professor:
a) Na primeira leitura, você percebeu todos os sentidos do anúncio?
b) Conclua: O conhecimento da língua portuguesa é suficiente para a compreensão desse texto?
c) Que informações são essenciais para a compreensão do anúncio?

Fonte: CEREJA, W. Português Contemporâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário