quinta-feira, 12 de agosto de 2010

GABARITO: Atividade de cartum sobre o tema "Intolerância" e intertextualidade com o quadro de Matisse


# Respostas:
1.
Sobre a intolerância de parte da classe elitizada da sociedade brasileira, a qual se acha superior em relação às classes sociais menos favorecidas.

2. Fazer uma crítica ao comportamento dessas pessoas que representam a elite brasileira e reforçar suas falas preconceituosas e desrespeitosas, ditas de forma a se acharem acima da lei.

3.
"Aqui é Alphaville" foi dita por um empresário ao ser abordado em casa por policiais chamados para atender à denúncia de violência doméstica.
"Desembargador" foi dito por um desembargador ao ser multado por policiais civis que o advertiam por não cumprimento de uma lei municipal que determinava o uso de máscara nas ruas.
"Cidadão não" foi dita por uma mulher que, junto com o marido, foi questionar agentes da prefeitura que foram fiscalizar aglomerações em bares e restaurantes noturnos.
"Você tem inveja" foi dito por um homem a um motoboy que lhe fazia uma entrega em casa.

4. Sim. Há a relação de intertextualidade entre os dois textos com a semelhança da dança com pessoas de mãos dadas, nos detalhes dos passos de alguns personagens e, principalmente, captando a a atmosfera da dança revelando a intenção do cartunista em mostrar os quatro agressores como pessoas que são intolerantes na sua essência - que dançam com prazer ao revelarem os seus preconceitos e seus desrespeitos com as pessoas.

5.  Linguagem mista, porque faz uso tanto da linguagem verbal como da linguagem não-verbal

6. Sim, com esse cartum, o autor possibilita uma importante reflexão sobre o tema, a fim de levar as pessoas a questionarem esses tipos de comportamentos intolerantes.

7. Resposta pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário