domingo, 4 de agosto de 2019

Atividade para o Dia dos Pais (Língua Portuguesa)



Leia o texto abaixo:

Carta aos Pais

Um menino, com voz tímida e olhar de admiração, pergunta ao pai,quando este retorna do trabalho:
– Papai! Quanto o Senhor ganha por hora?
O pai, num gesto severo, responde:
– Escute aqui, meu filho! Isto nem tua mãe sabe. Não amole! Estou cansado.
Mas, o filho insiste:
– Mas, papai, por favor … diga quanto o Senhor ganha por hora …
A reação do pai foi menos severa, e respondeu: – R$3,00 por hora.
– Então, papai, o Senhor pode me emprestar R$1,00?
O pai, cheio de ira, e tratando o filho com brutalidade, respondeu:
– Então, esta era a razão de querer saber quanto eu ganho? Vá dormir e não me amole mais. Estou cansado!
Já era noite quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem sabe, o filho precisasse comprar algo. Querendo descarregar sua consciência doída, foi até o quarto do menino e, em voz baixa, perguntou:
– Filho … está dormindo? – Não, papai. Respondeu o sonolento garoto.
– Olha, aqui está o dinheiro que me pediu.
– Muito obrigado, papai! … – disse o filho, levantando-se e retirando R$2,00 de uma caixinha que estava sob a cama – Agora já completei! Tenho R$3,00! Poderia me dar agora uma hora de seu tempo?

Autor desconhecido

# Questões
1) Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, observando o sentido das palavras no contexto:
1. tímida                 (   )grosseria
2. severo                (   ) fúria
3. amole                 (   ) rigoroso
4. ira                       (   ) que está meio acordado
5. brutalidade         (   ) chateie
6. sonolento           (   ) acanhada

2) Observe a seguinte passagem do texto:” Um menino, com voz tímida e olhar de admiração…”. As palavras destacadas na frase acima indicam:
a) que o menino, apesar de sentir admiração pelo pai estava com medo de fazer a pergunta.
b) que o menino, apesar de sentir admiração pelo pai sentia-se acanhado em fazer a pergunta.
c) que o menino era tímido e estava admirado pela atitude do pai.
d) que o menino estava tímido por causa da atitude do pai, porém tinha muita admiração por ele.

3) Porque o garoto insistia em saber quanto o pai ganhava por hora?
a) porque ele precisava pedir emprestado R$ 1,00.
b) porque ele precisava pedir emprestado R$ 3,00.
c) porque ele precisava pedir emprestado R$ 1,00 para completar a quantia exata de comprar um presente para o pai.
d) porque ele precisava pedir emprestado R$ 1,00 para completar a quantia exata de comprar uma hora do tempo do pai.

4) Explique qual é a função do travessão no trecho a seguir: “- Então, papai, o Senhor pode me emprestar R$1,00?”

5) Com as palavras abaixo,  elabore 2 frases interrogativas, 2 frases exclamativas e 2 frases declarativas afirmativas:
a) trabalho
b) hora     
c) dormir 
d) cansado
e) quarto 
f) tempo 

6) Observe os  adjetivos abaixo,  após encontre o substantivo correspondente a cada um deles, no texto:
a) tímida 
b) severo 
c) severa 
d) culpado
e) doída 
f) baixa     
g) sonolento

7) Analise o final do texto: “Agora já completei! Tenho R$3,00!   Poderia me dar agora uma hora de seu tempo?”. Como você acha que o pai reagiu diante dessa situação?

Fonte: acessaber

Nenhum comentário:

Postar um comentário