1. Observe as frases abaixo e responda às perguntas:
Escondidas vida maravilhas que a guarda perceba.
Difícil que crianças o é entender as querem.
a) Estas duas estruturas são exemplos de frases? Justifique.
b) Reescreva as frases acima, de forma a ajustá-las para tornar a comunicação
eficiente.
2. Observe as frases abaixo e separe-as em três colunas (frase não oracional, período simples ou período composto)
a) Que roupa legal!
b) Tristes, os dias nublados...
c) Assisto a este programa há dez anos.
d) O filho compreende o olhar de um pai.
e) Fogo!
f) Será possível conversarmos agora?
g) O falar demais compromete a verdade.
h) Que tristeza.
3. Una os períodos simples abaixo e transforme-os em períodos compostos. Para isso, você utilizará palavras ou expressões que conectarão, unirão as duas orações. Essas palavras são chamadas de conectores e estão no quadro a seguir para que você escolha uma para cada situação:
Porque – logo que – apesar – então – porém - logo – segundo – quando - e
a) Eu estava na sala. Ele entrou.
b) Consegui estudar tudo. Fiz uma ótima prova.
c) Estudei tanto. Não consegui fazer a prova toda.
d) Estudei muito. Preciso de uma ótima nota!
e) Os jornais anunciaram. O Cruzeiro ganhou o campeonato.
f) Recebeu o dinheiro. Depositou tudo rápido.
g) Não sabia onde era a rua. Chegou lá sem problemas.
h) Comprou o caderno. Entregou-o para o filho.
Fonte: CanalSeeduc
Nenhum comentário:
Postar um comentário