sábado, 23 de fevereiro de 2019

Atividade sobre variedade linguística a partir de uma carta de amor de Olavo Bilac




Leia o trecho de uma carta de amor escrita por Olavo Bilac, poeta brasileiro que viveu entre o final do século XIX e o início do século XX.

Excelentíssima Senhora. Creio que esta carta não poderá absolutamente surpreendê-la. Deve ser esperada. Porque V. Excia. compreendeu com certeza que, depois de tanta súplica desprezada sem piedade, eu não podia continuar a sofrer o seu desprezo. Dizem que V. Excia. me ama. Dizem, porque da boca de V. Excia. nunca me foi dado ouvir essa declaração. Como, porém, se compreende que, amando-se V. Excia., nunca tivesse para mim a menor palavra afetuosa, o mais insignificante carinho, o mais simples olhar comovido? Inúmeras vezes lhe pedi humildemente uma palavra de consolo. Nunca a obtive, porque V. Excia. ou ficava calada ou me respondia com uma ironia cruel. Não posso compreendê-la: perdi toda a esperança de ser amado. Separemo-nos [...]

# Exercícios:
1. Caracterize a variedade linguística e o grau de formalismo empregados pelo autor do texto?

2. Olavo Bilac viveu no final do século XIX e início do seculo XX. O texto é bom exemplo de como as declarações amorosas eram feitas na época, nesse tipo de variedade linguística. Colocando-se no lugar do poeta, reescreva o texto, mantendo o conteúdo mas empregando uma variedade linguística que seria comum entre dois jovens no dias de hoje.

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens

Um comentário:

  1. Excelente atividade para uma aula on LINE. Com certeza usarei. Muito obrigada.
    Prof. Cléo Costa
    Sorocaba Sp

    ResponderExcluir