quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Atividade de análise da música "Umas e outras", de Chico Buarque


Leia a música "Umas e outras", de Chico Buarque:

Se uma nunca tem sorriso
É pra melhor se reservar
E diz que espera o paraíso
E a hora de desabafar
A vida é feita de um rosário
Que custa tanto a se acabar
Por isso às vezes ela pára
E senta um pouco pra chorar
Que dia! Nossa, pra que tanta conta
Já perdi a conta de tanto rezar

Se a outra não tem paraíso
Não dá muita importância, não
Pois já forjou o seu sorriso
E fez do mesmo profissão
A vida é sempre aquela dança
Onde não se escolhe o par
Por isso às vezes ela cansa
E senta um pouco pra chorar
Que dia! Puxa, que vida danada
Tem tanta calçada pra se caminhar

Mas toda santa madrugada
Quando uma já sonhou com Deus
E a outra, triste enamorada
Coitada, já deitou com os seus
O acaso faz com que essas duas
Que a sorte sempre separou
Se cruzem pela mesma rua
Olhando-se com a mesma dor

Que dia! Nossa, pra que tanta conta
Já perdi a conta de tanto rezar
Que dia! Puxa, que vida danada
Tem tanta calçada pra se caminhar
Que dia! Cruzes, que vida comprida
Pra que tanta vida pra gente desanimar

# Exercícios:
1. O texto pode ser dividido em três partes. Delimite cada uma segundo os subtítulos propostos:
a) A religiosa
b) A prostituta
c) O encontro das duas mulheres

2. Da enumeração seguinte, separe em duas colunas as palavras ou expressões que se relacionam com cada uma das personagens (uma/outra):
a) conta pra rezar
b) dança
c) indiferença pelas coisas espirituais
d) valorização do espírito
e) sorriso forjado
f) circunspecção
g) calçada para caminhar

3. Nas duas primeiras partes, ao caracterizar as duas personagens, o poeta utiliza fundamentalmente uma figura de estilo.
a) De que figura se trata?
b) Que efeito poético resulta do emprego dessa figura?

4. Na terceira parte, ocorre a síntese da vida das duas personagens. O que o poeta enfatiza nessa síntese?

5. A palavra "sorriso" ocorre duas vezes no texto, cada uma delas com conotações diferentes. Quais são essas conotações?

6. N primeira estrofe, a palavra "conta" admite dois significados denotativos. Quais?

7. Em que momento do dia ocorre o encontro das duas mulheres? Por que o poeta escolheu esse momento e não outro?

8. A antítese em torno da qual se ordena quase todo o texto desfaz-se na quarta estrofe. Em que versos? Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades de interpretação com letras de música:
https://diogoprofessor.blogspot.com/2018/06/lista-de-atividades-de-analise-de.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário