Atividade para aula de língua portuguesa por meio de exercícios a partir de análise e interpretação da música "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré
Leia a música "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré:
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Caminhando e cantando
E seguindo a canção...
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer...(2 x)
Pelos campos há fome
Em grandes plantações
Pelas ruas marchando
Indecisos cordões
Ainda fazem da flor
Seu mais forte refrão
E acreditam nas flores
Vencendo o canhão.. .
Há soldados armados
Amados ou não
Quase todos perdidos
De armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam
Uma antiga lição:
De morrer pela pátria
E viver sem razão...
Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Somos todos soldados
Armados ou não
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não...
Os amores na mente
As flores no chão
A certeza na frente
A história na mão
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Aprendendo e ensinando
Uma nova lição..
# Exercícios:
1. No texto predomina a linguagem figurada. Observe estes versos:
Ainda fazem da flor / Seu mais forte refrão / E acreditam nas flores /Vencendo o canhão...
A metáfora, de maneira geral, é a figura de linguagem que consiste em empregar uma palavra num sentido que não lhe é comum ou próprio, numa relação de semelhança entre dois termos. Transcreva do texto outros versos em que foram empregadas expressões no sentido metafórico.
2. Localize, nos primeiros versos, o protesto contra a desigualdade social e a desunião entre os homens.
3. Observe o refrão da música:
Vem, vamos embora/ Que esperar não é saber/ Quem sabe faz a hora/ Não espera acontecer...
a.Nesses versos há uma crítica a que tipo de pessoas?
b. A repetição desses versos reforça que ideia?
3. Pode-se dizer que a sociedade está resumida nos versos:
Nas escolas, nas ruas/ Campos, construções
Metonímia é uma figura de linguagem que consiste em usar uma palavra no lugar de outra, mantendo uma relação de implicação mútua. Explique o emprego dessa figura nos versos acima.
4. Localize no texto os verso em que Vandré mostra que os problemas são muitos, mas o povo ainda caminha sem segurança.
5. Interprete os versos:
Ainda fazem da flor/ Seu mais forte refrão/E acreditam nas flores/Vencendo o canhão...
6. Localize no texto, versos que mostram que os soldados não sabem por que estão lutando.
7. Como você interpreta os versos seguintes:
Nos quartéis lhes ensinam/Uma antiga lição:/De morrer pela pátria/E viver sem razão
8. Observe estes versos:
Nas escolas, nas ruas/Campos, construções/Somos todos soldados/Armados ou não
Somos todos soldados para enfrentar que “guerra”? Explique.
9. Nos versos: A certeza na frente / A história na mão, Vandré:
( ) acredita que o povo tomará consciência de sua força e lutará para construir uma sociedade nova.
( ) acredita que o povo está consciente de sua participação na construção da História da pátria.
10. Aprendendo e ensinando / Uma nova lição...
Qual seria a nova lição?
11. Essa canção, foi composta no período da ditadura militar no Brasil em que a censura cerceou o direito à liberdade de expressão. Entretanto, usando das figuras de linguagem, isto é, dos recursos retóricos, Vandré consegue atingir o povo com a sua intenção, qual seja: despertar no povo a consciê nc ia de que é preciso lutar para construir um novo Brasil, justo e democrático. Comente.
# Leia também:
Aula: Análise da música "Pelados em Santos" Mamonas Assassinas
Atividade com a música "Brasil", de Cazuza
Atividade com a música "Eduardo e Mônica", da Legião Urbana
Atividade/música "Fico assim sem você", de Claudinho e Buchecha
Nenhum comentário:
Postar um comentário