domingo, 28 de julho de 2013
Atividade sobre Modo Imperativo
Leia o poema a seguir, de Décio Pignatari, e responda às questões de 1 a 6.
cloaca: fossa ou cano que recebe dejeções e imundícies; o que cheira mal; parte do aparelho excretor das aves. modo imperativo afirmativo; 3ª pessoa do singular
1. O texto é um poema concreto, isto é, um poema que explora a disposição espacial e visual das palavras na página. Faça uma experiência: leia o poema na vertical, depois na horizontal e na transversal, tentando perceber as inúmeras opções de leitura e os diversos sentidos que nascem dessas combinações. Professor: O objetivo desta questão é apenas o de conduzir o olhar do aluno para as diversas possibilidades de combinação e sentidos do poema.
2. O poema é criado a partir de um slogan publicitário, conhecido internacionalmente.
a) Qual é esse slogan? Beba Coca-Cola.
b) Que modo verbal e que pessoa são empregados nessa mensagem publicitária?
c) O que esse modo verbal expressa no slogan: ordem, pedido ou conselho? conselho
d) No Brasil, o tratamento em 3ª pessoa (você) é mais comum que o tratamento em 2ª pessoa (tu). Por que você acha que o anunciante escolheu a 3ª pessoa, e não a 2ª? O tratamento em 3ª pessoa é mais direto e íntimo, o que facilita a conquista do consumidor.
3. Para construir o poema, qual dos seguintes recursos o autor utilizou?
a) Deu novos sentidos às mesmas palavras do slogan.
b) Alterou apenas a ordem das palavras no papel.
c) Repetiu várias vezes o slogan publicitário, mas alterando a cada vez a combinação das sílabas e das palavras do anúncio e suprimindo algumas palavras.
d) Criou palavras inexistentes na língua a partir das sílabas das palavras que já havia no slogan; com isso, anuncia novos produtos.
4. Observe as variações que o autor fez com cada uma das palavras do anúncio:
beba → babe
coca → caco
coca + cola → cloaca
a) As variações obtidas a partir das palavras originais são positivas ou negativas? negativas
b) A palavra cloaca, pela posição que ocupa no texto e por ser o resultado da soma de coca + cola, é uma espécie de síntese do poema. Que juízo o autor do poema faz do produto anunciado no slogan publicitário? O juízo de que o produto não presta, é equivalente a lixo.
c) Considerando essas variações, o poema é um anúncio publicitário ou é uma antipropaganda? Justifique sua resposta. É uma antipropaganda, pois inverte a intenção do anúncio, que é a de promover o produto.
5. O poema utiliza como fonte de criação não um anúncio qualquer, mas o anúncio de uma marca conhecida no mundo inteiro. A coca-cola representa não apenas um tipo de refrigerante, mas também o próprio consumismo internacional. Com base nessas informações, dê sua opinião: Você acha que o poema tem um caráter político? Por quê?
6. Observe algumas das variações obtidas no texto:
babe cola
beba coca
babe cola caco
a) O modo verbal empregado nesses versos também é o imperativo. Trata-se do imperativo afirmativo ou negativo? afirmativo
b) Considerando, porém, o sentido de crítica do poema, o significado global dele expressa uma ordem afirmativa (beba coca-cola) ou negativa (não beba coca-cola)?
7. O imperativo não expressa apenas ordem ou comando. Seu emprego tem por finalidade também exortar (animar, encorajar) o nosso interlocutor a realizar a ação expressa pelo verbo. Os valores expressos pelo imperativo dependem do significado do verbo, do sentido geral do contexto e, principalmente, da entonação que damos à frase imperativa.
Nas frases abaixo, indique qual destes valores o imperativo destacado expressa: exortação, súplica, conselho, convite, solicitação.
a) Valei-me, Nossa Senhora! súplica
b) Bom dia! Levante, seu dorminhoco. O sol já está alto! exortação
c) Não dê as costas para a sorte! conselho
d) Venha escolher o livro que quiser! convite
# RESPOSTAS (GABARITO)
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