sábado, 30 de junho de 2018

Redação e gramática: Sete pecados gramaticais



Escrever ou não escrever: eis a questão! Para muitos, redigir um texto é um verdadeiro sacrifício, pois, não bastasse a dificuldade para organizar as ideias, ainda é preciso ficar atento às inúmeras regras gramaticais. Pois bem, isso é verdade, mas para ajudar você a livrar-se dos incômodos erros que ferem a gramática normativa, o sítio de Português preparou uma lista com os temidos sete pecados gramaticais.

Se fôssemos elaborar um manual com os erros mais graves, teríamos assunto para muitos outros artigos. Aqui não estão todas as “derrapadas linguísticas”, mas elencamos para você algumas dúvidas bem habituais, além de possíveis soluções que vão transformar a escrita em um exercício prazeroso. Atenção às dicas:

Os sete pecados gramaticais

Ѽ 1 - Uso da Crase: Não se preocupe, você não é o único que sofre quando o assunto é CRASE. Saber que a crase nada mais é do que a fusão da preposição “a” com o artigo “a” ajuda em muito, afinal de contas, o A só levará o sinal se houver a obrigatoriedade da preposição e do artigo ao mesmo tempo: Os alunos vão à escola. (Quem vai, vai A algum lugar, e o substantivo escola pede o artigo A, portanto, ocorrerá o fenônemo da fusão dos dois “As”).


Ѽ 2 - Emprego da vírgula: Não se engane, a vírgula não é um sinal gráfico que pode ser empregado aleatoriamente dentro de um texto. Quando mal empregada, ela pode ocasionar alterações de sentido, comprometendo a inteligibilidade e a compreensão de sua redação. Existem algumas situações em que seu uso é obrigatório: na existência de um vocativo, aposto explicativo, quando o predicativo está deslocado na frase, entre outras. Uma leitura cuidadosa do seu texto poderá indicar a necessidade – ou não – do uso da vírgula.

Ѽ 3 - Mas x mais: Duelo desnecessário, mesmo porque é fácil identificar quando cada um dos termos em questão deve ser utilizado. Emprega-se o “mas” quando houver relação de oposição e contrariedade. O “mais” deve ser utilizado como advérbio de intensidade: Eu gostaria de viajar mais vezes, mas tenho pouco tempo e pouco dinheiro. (Mas = contrariedade/oposição e mais = advérbio de intensidade).

Ѽ 4 - Aonde x onde: Não deixe que esse clássico dos erros gramaticais gere ainda mais dúvidas: “aonde” deve ser utilizado com os verbos que indicam movimento e que exigem a preposição “a”, enquanto “onde” expressa ideia de lugar fixo. Aonde os alunos foram? Onde eles gostam de estar, na escola!

Ѽ 5 - Palavras homônimas: Chamamos de homônimas as palavras que apresentam a mesma estrutura fonológica, os mesmos fonemas, a mesma acentuação e ainda assim apresentam significados completamente divergentes! O bom leitor saberá quando e como usar as palavras homônimas, já que o contexto será fundamental para a compreensão do texto. São Francisco de Assis e Santa Clara são os santos mais populares da Itália.

Ѽ 6 - Verbo “haver”: Não tem nada a ver você confundir o verbo “haver”, pelo menos não a partir de agora! Apesar de ser pouco usado na modalidade oral (costumamos substituí-lo pelo verbo “ter”), o verbo em questão deve ser empregado sem medo na modalidade escrita, pois ele confere maior formalidade a um texto. Se ele fizer a substituição perfeita do verbo “ter”, então o uso está liberado. Lembre-se: “haver” com “H”, sempre!

Ѽ 7 - Nosso último pecado gramatical é... Mim x Eu. Não, não vamos entrar em confronto, nada disso, a ideia é fazer você entender que “mim” não poderá ser utilizado para cumprir a função de sujeito, mesmo porque mim não faz nada, muito menos antes de um verbo! Nesse caso, empregue o pronome pessoal do caso reto “eu” e acerte na mosca! Bons estudos!

Fonte: portugues.uol.com.br

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades com cada assunto gramatical:
http://diogoprofessor.blogspot.com/2013/11/indice-para-aulas-sobre-conteudos.html

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades de interpretação com letras de música:
https://diogoprofessor.blogspot.com/2018/06/lista-de-atividades-de-analise-de.html

sexta-feira, 29 de junho de 2018

10 dicas para estudar Português para o vestibular e o Enem



Professores ouvidos pelo Guia do Estudante contam 10 estratégias infalíveis para encarar cada matéria. Veja a seguir as de Português. (Consultoria: prof. João Jonas Veiga Sobral)

1. Verbos
A melhor forma de estudar verbo é observar, em textos diversos, como um tempo pode substituir outro para realçar a construção de sentido em um texto. Você deve saber usar os modos imperativo, subjuntivo e indicativo e relacionar os tempos.

2. Categorias gramaticais
Priorize pronome, conjunção, advérbio, substantivo e adjetivo. É importante perceber, por exemplo, que pronomes e advérbios funcionam como elementos de coesão e de coerência no texto e que são explorados em seu caráter remissivo – empregados na substituição de um determinado termo.

3. Sintaxe
Nos períodos compostos, por exemplo, é importante perceber a variação de sentido proporcionada pela escolha de uma determinada conjunção ou conectivo. Saiba identificar desvios de regência e de concordância.

4. Figuras de linguagem
Estude todas as figuras – especialmente metáfora, gradação, ironia e paradoxo – e atente para as nuances de sentido que elas provocam. Atenção para os efeitos causados pela conotação (linguagem figurada) nas situações comunicativas.

5. Variante linguística
Além de saber identificar o tipo de variante empregada – regional, popular, culta – é importante notar a interferência dela na organização do texto. As variantes são responsáveis pela identidade do enunciador, por isso fique atento à intencionalidade na escolha desse registro.

6. Gênero textual
Centre na identificação dos gêneros (carta, editorial, resenha, publicidade, quadrinhos etc) e também na sua intencionalidade.

7. Recursos linguísticos
Reveja exercícios com polissemia (palavra que apresenta várias sentidos). Ela pode enfatizar uma determinada intenção comunicativa ou simplesmente tornar o texto confuso e ambíguo. Ironia também é importante. Fique atento à intencionalidade de cada discurso para perceber o humor, o desvio ou a sutileza de sentido.

8. Estrutura e formação de palavras
Atente para prefixos (negação, por exemplo) e sufixos (diminutivo e aumentativo, por exemplo) que podem tornar a palavra mais enfática. Peças publicitárias e textos literários exploram bastante essas possibilidades.

9. Linguagem verbal e não verbal
Quadrinhos e charges ajudam a compreender a relação entre linguagem verbal (texto) e não-verbal (imagem). Treine com eles.

10. Livros obrigatórios
Veja se o vestibular que vai prestar tem lista de leitura obrigatória e dê atenção especial a essas obras.

Fonte: Guia do Estudante

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Atividade sobre concordância nominal


Leia o anúncio da DHL a seguir e responda às questões que seguem:
1) Relacione o enunciado principal à parte não verbal do anúncio.
a. A quem é atribuída cada uma das duas frases reproduzidas?
b. Observe a parte não verbal do anúncio e deduza: O que é DHL? Justifique sua resposta com base nas imagens.
c. Reescreva o enunciado central, substituindo o termo "Terra" por "planeta" e fazendo as alterações necessárias. Qual (Quais) outro(s) termo(s) foi (foram) modificado(s)?

2) Leia a seguir os dois primeiros parágrafos do texto verbal do anúncio.

"Em 1961, o soviético Iuri Gagarin inaugurou a profissão de astronauta com um voo em órbita da terra. 
A DHL não chegou tão alto, mas se você somar as distâncias que ela já percorreu levando encomendas urgentes a todas as partes do mundo, é bem provável que tenha ido mais longe."

a. Quem disse que "A Terra é azul" e em qual situação?
b. Qual relação é estabelecida entre a viagem de Gagarin e as da DHL?
c. Reescreva o 2° parágrafo, substituído "distância" por "quilometragem", "encomendas" por "cada produto", "partes" por "contos" e fazendo as alterações necessárias.

3) Leia o trecho a seguir, também extraído do anúncio.

"Antes que você fique ansioso, nosso funcionário já apareceu e pegou a encomenda. Antes que você fique preocupado, a encomenda já chegou. 
E, acima de tudo, chegou como saiu: inteira. A DHL não carimba 'frágil' em pacotes. Trata todos como se fossem."

a) quem é o "você" a quem o anúncio se dirige?
b) em qual gênero e número o anúncio trata seu interlocutor? Justifique sua resposta com elementos do texto e levante hipóteses: por que foi feita essa opção?
c) a qual termo anterior do texto o adjetivo inteira se refere? E o pronome todos? Justifique sua resposta com base em argumentos morfológicos.
d) Na frase "trata todos como se fossem", além do sujeito DHL, há outros dois termos subentendidos. quais são eles? Reescreva a frase, explicitando esses termos e fazendo a concordância adequada.

# GABARITO (RESPOSTAS)

Fonte: Português: Linguagens

terça-feira, 26 de junho de 2018

Aula: Análise da música "Na sua estante", da Pitty



Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da música "Na sua estante", da banda Pitty

AULA - Na Sua Estante - Pitty

Te vejo errando e isso não é pecado,
Exceto quando faz outra pessoa sangrar
Te vejo sonhando e isso dá medo
Perdido num mundo que não dá pra entrar

Você está saindo da minha vida
E parece que vai demorar
Se não souber voltar ao menos mande notícias
Você acha que eu sou louca
Mas tudo vai se encaixar
Estou aproveitando cada segundo
Antes que isso aqui vire uma tragédia

E não adianta nem me procurar
Em outros timbres, outros risos
Eu estava aqui o tempo todo
Só você não viu

Você tá sempre indo e vindo, tudo bem
Dessa vez eu já vesti minha armadura
E mesmo que nada funcione
Eu estarei de pé, de queixo erguido
Depois você me vê vermelha e acha graça
Mas eu não ficaria bem na sua estante

Só por hoje não quero mais te ver
Só por hoje não vou tomar minha dose de você
Cansei de chorar feridas que não se fecham, não se curam
E essa abstinência uma hora vai passar...

1. Na 1ª estrofe, há uma demonstração de amor do eu-lírico (uma menina)? Explique.

2. Na 2ª estrofe, a menina admite uma desilusão amorosa.
a) Ela parece superar rápido esse momento? Por quê?

b) Por que ela sofre com as palavras de seu namorado em “Você acha que eu sou louca / Mas tudo vai se encaixar”?

3. Na 3ª estrofe, como a menina resolve mostrar para ele que ela tem o seu valor?

4. Na 4ª estrofe, ela se mostra mais determinada em que postura passar a ter. Explique.

5. Explique o sentido de cada um dos versos abaixo:
a) “Dessa vez eu já vesti minha armadura”
b) “Mas eu não ficaria bem na sua estante”
c) “Só por hoje não vou tomar minha dose de você”
d) “Cansei de chorar feridas que não se fecham”
e) “E essa abstinência uma hora vai passar...” Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

# Clique aqui e conheça nossa lista de atividades de interpretação com letras de música:
https://diogoprofessor.blogspot.com/2018/06/lista-de-atividades-de-analise-de.html

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segunda-feira, 25 de junho de 2018

Lista de atividades de análise de letras de música



Profº Marcos Estevam, conhecido por usar músicas em suas aulas
Lista de atividades de análise de letras de música: