quarta-feira, 6 de junho de 2001

Gabarito: Atividade sobre substantivos a partir de um cartum de Angeli



# Respostas:
1. 
a. 
Resposta: Substantivo.

b. 
Resposta: Elas correspondem a áreas da vida social da personagem tais como família, trabalho, dinheiro, lazer, etc.

2. 
a. 
Resposta: Como mais uma "gaveta" em sua vida e com a mesma importância que têm o dinheiro, o ódio, etc.

b.
Resposta: Ele critica e ironiza a vida burocrática e rígida do homem contemporâneo, marcada pela superficialidade nas relações e nos sentimentos.

3. 
a.
Resposta: prazer, ternura, amizade, entre outros

b. 
Resposta: dinheiro, filhos, entre outros

c. 
Resposta: trabalho: Cheguei ao trabalho (à empresa) atrasado. (concreto) / Nosso trabalho (atividade, esforço) teve bons resultados. (abstrato)

4. 
a.
Resposta: vício, filho, fetiche

b. 
Resposta: Com o acréscimo de -s.

Gabarito: Atividade sobre substantivos a partir da música "Paratodos", de Chico Buarque



# Respostas:
1. 
a. 
Resposta: Respectivamente, a Jorge Ben ou Jorge Benjor, Hermeto Paschoal, Edu Lobo, Milton Nascimento, Nara Leão, Rita Lee e Clara Nunes.

b.
Resposta: Uma saudação aos novos compositores, aqueles que estão começando a divulgar seu trabalho. Logo, o verso equivale a "Sejam bem-vindos".

2. 
a.
Resposta: É substantivo comum, porque designa todos os instrumentistas, sem particularizar nenhum.

b. 
Resposta: Porque o compositor nomeia e homenageia, um a um, músicos de destaque da música popular brasileira.

Gabarito: Atividade sobre substantivo a partir de um anúncio de jornal e de uma tira em quadrinhos



# Respostas:
1. 
a. 
Resposta: É o Dicionário Visual do JT. (JT é sigla de Jornal da Tarde.)

b. 
Resposta: É reprodução de um anúncio antigo, uma vez que, hoje, com a existência da Internet, as enciclopédias e os dicionários visuais impressos estão sendo bem menos utilizados.

2. 
a. 
Resposta: É o emprego das palavras treco e coiso, que fazem parte da linguagem oral e popular e normalmente não são empregadas na linguagem escrita.

b. 
Resposta: Antes da popularização da Internet, os dicionários visuais podiam ser recursos especiais e de grande valia para ajudar as pessoas a associar nomes e coisas e, consequentemente, levá-las a não esquecer nomes.

c. 
Resposta: As imagens são típicas das utilizadas em enciclopédias e dicionários ilustrados. Logo, elas sugerem que o leitor encontrará no dicionário imagens semelhantes às que integram o anúncio.

3. 
a. 
Resposta: Treco pode ser substituída por dicionário; coiso, por estar no masculino, pode ser substituída por palavras como animal, grão, vegetal, etc.

b. 
Resposta: O jornal ironiza a pobreza de vocabulário dos brasileiros.

c. 
Resposta: Essa causa pode ser lapso de memória ou até a falta de familiaridade com a leitura e com palavras de uso menos corriqueiro.

d.
Resposta: O anúncio provoca o humor e, assim, aproxima o leitor do produto anunciado.

4. 
a. 
Resposta: Essas palavras nomeiam as coisas que Gaturro leva à escola.

b. 
Resposta: Lista.

c. 
Resposta: Lista de compras em supermercado ou na feira; lista de livros de leitura obrigatória para o vestibular; lista de convidados para uma festa; etc.

5. 
Resposta: Vontade não é material, algo que possa ser levado em mochila, como as outras coisas; é algo abstrato, que existe apenas nas pessoas.

6.
Resposta: É a função de nomear as coisas do mundo, tanto as mais concretas, como avental, mochila, livros, estojo, maçã, quanto as mais abstratas, como vontade.

Gabarito: Atividade sobre Romantismo a partir de um poema de Álvares de Azevedo



# Respostas:
1. 
a. 
Resposta: Sim, os versos são decassílabos (10 sílabas métricas).

b. 
Resposta: As estrofes não têm regularidade quanto ao número de versos: uma tem 20 versos, e a outra, 13 versos.

c. 
Resposta: Não; trata-se de versos brancos (sem rima).

2. 
a. 
Resposta: O eu lírico tem o rosto pálido, os olhos lânguidos e sente o corpo tremer.

b. 
Resposta: Essas sensações decorrem de uma grande paixão, que provoca no eu lírico dor e sofrimento ("Quanto sofro por ti! Nas longas noites / Adoeço de amor e de desejos").

c. 
Resposta: Propicia ao eu lírico um encontro com a imagem da amada ("Eu nos meus sonhos desmaiando passa"), no qual ele chega a sentir sua presença ("Eu sinto-a de paixão encher a brisa").

3. 
a. 
Resposta: "pálida virgem", "tu'alma infantil", "anjo"

b. 
Resposta: "Cheirosas flores desparzir sorrindo / Da mágica cintura"; "Eu sinto-a de paixão encher a brisa"

c. 
Resposta: "na tua fronte / Beijar a luz de Deus"; "Sentir as virações do paraíso"

4. 
Resposta correta: III.

Gabarito: Atividade sobre Romantismo a partir do poema "I Juca-Pirama", de Gonçalves Dias



# Respostas:
1. 
a. 
Resposta: O ancião renega o filho ("meu filho não és") e passa a rogar-lhe maldições, como não ser amado pelas mulheres, não ter amigos confiáveis ("Tenham alma inconstante e falaz"), não ter sepultamento digno e viver como um "maldito" e "sozinho na terra".

b. 
Resposta: Ele acredita que o filho é um covarde, que temeu a morte ("Tu choraste em presença da morte") e, por isso, não era digno de pertencer a "uma tribo de nobres guerreiros".

2.
Resposta: O guerreiro pediu clemência porque estava preocupado com a subsistência do pai, um ancião cego e fraco ("Em mim se apoiava, / Em mim se firmava, / Em mim descansava").

3. 
a. 
Resposta: O jovem tupi entra em combate contra os timbiras e os vence ("Quantas vagas de povo enfurecido / Contra um rochedo vivo se quebravam"); tal atitude revela sua bravura e destreza na luta.

b. 
Resposta: Não desonram porque não são lágrimas derramadas por causa de uma suposta covardia do filho, mas, sim, em razão da emoção de perceber a coragem e a bravura dele.

c.  Justifique sua resposta com elementos do texto.
Resposta: Provavelmente sim, pois ele provou que é um guerreiro valoroso e o chefe dos timbiras afirma: "Basta, guerreiro ilustre! assaz lutaste, / E para o sacrifício é mister forças".

4. 
Resposta: De acordo com o poema, o ritual antropofágico envolve valores como a coragem e a dignidade diante da vida e da morte.

5.
a. 
Resposta: Pela coragem, bravura, dignidade, fidelidade às suas tradições e amor filial.

b. 
O herói é fiel ao pai e à nação a qual pertence mostrando, assim, honradez e firmeza de caráter, já que sacrifica a própria vida por tais valores.