segunda-feira, 8 de abril de 2002

Gabarito: Atividade sobre a língua e linguagem a partir de um anúncio da The Getz



# Respostas:
1. 
a. Resposta: Nascimento.

b. Resposta: Em situação relacionada à morte, como velórios, lápides, etc., e em situações em que se quer fazer referência à data de nascimento de uma pessoa.

c. Resposta: A data da morte, apresentada em outro código, constituído por uma cruz, e essa data. Caso a pessoa esteja viva, no lugar da data da morte costuma aparecer um traço ou um espaço em branco.

2. Resposta: O par de chuteiras pendurado remete à expressão "pendurar as chuteiras", que significa "se aposentar".

3. 
a. Resposta: Não.

b. Resposta: O sentido de que ser papa seja a causa da morte.

4. 
a. Resposta: Ao papa Bento 16.

b. Resposta: Porque ficaram no papado até morrer.

c. Resposta: Não necessariamente, porque muitos papas morreram já bem idosos.

Gabarito: Atividade sobre a língua e seus conceitos a partir de uma tirinha de Laerte



# Respostas:
1.
a. Seriedade.

b. Complexo.

c. O sentido de dificuldades que o filho pode vir a enfrentar em campos diversos da vida, como amoroso, financeiro, profissional, etc.

d. Jogando videogame.

2. 
a. Os coraçõezinhos na tela do videogame, isto é, as oportunidades que ele tem de jogar.

b.  Simples.

c. Perplexidade.

3. 
a. Provavelmente não, mas ele pode ter percebido que, para uma criança, a vida não precisa ser encarada de maneira tão sóbria como para um adulto.

b. Porque viu que o filho ainda é pequeno ou imaturo para uma conversa que envolve complexidade.

4. Não, pois Messias é criança, vive no mundo da imaginação, das brincadeiras, e isso é o que importa para ele nessa fase; por isso, a concepção de vida que ele tem é ligada a uma brincadeira e não à realidade.

quarta-feira, 3 de abril de 2002

Gabarito: Atividade com o gênero textual "carta do leitor" - exemplos tirados da revista "Veja"



# Respostas:
1. 
a. Resposta: O crescente interesse das famílias brasileiras por animais de estimação.

b. Resposta: O de que grande número de casais prefere ter animais de estimação a filhos.

c. Resposta: Entre elas, quando filhos insistem com os pais na ideia de ter um animal de estimação e, pela insistência, os levam a ceder; podem estes, então, dizer: "Ok, vocês venceram, vamos ter um animalzinho". Pode ser considerada também uma fala da própria revista direcionada aos leitores, como se ela dissesse a eles: "Ok, vocês venceram! Já que é um assunto do seu interesse, vamos falar sobre ele". Pode ser considerada, ainda, como direcionada aos próprios cães, como se a revista dissesse a eles: "Ok, bichinhos, vocês venceram e muitas famílias preferem vocês às crianças".

2. 
a. Resposta: Pelo fato de o remetente ocupar um cargo importante em uma área diretamente relacionada ao assunto da matéria.

b. Resposta: Porque, provavelmente, ele não informou o local de origem de sua carta.

c. Resposta: Por e-mail, por correio, por tablets.

d. Resposta: Mostrar que a revista tem um grande alcance nacional e é lida por pessoas em Estados e em regiões diferentes do país.

e. Resposta: Dependendo do teor dos comentários feitos na carta e da matéria comentada, podem ser dados relevantes a idade do leitor, o bairro onde mora, a empresa em que trabalha, a composição de sua família, a orientação sexual, etc.

3. 
a. Resposta: A 1ª, a 2ª e a 5ª.

b. Resposta: A 3ª, a 4ª e a 6ª (a última).

4. 
a. Resposta: V

b. Resposta: III

c. Resposta: II

d.Resposta: IV

e. Resposta: I

5. 
a. Resposta: Contrário.

b. Resposta: Não, pois eles são utilizados como força de expressão. No texto, dez não se refere a uma quantidade exata, mas a um número grande, equivalendo a "muitos". Da mesma forma, um não corresponde a um dado estatístico, mas é utilizado para complementar a comparação de que um único filho não poderia ser substituído por nenhuma quantidade de cachorros, qualquer que ela fosse.

6. 
a. Resposta: A 4ª carta.

b. Resposta: Trechos como "o absurdo dos absurdos"; o uso do ponto de exclamação e de reticências, que dão à linguagem um tom oral, respectivamente, de indignação e de frustração; o chamamento "Acorda, povo!".

c. Resposta: A carta se torna mais enfática que as outras, apresenta um sentido mais passional, como se a leitora a tivesse escrito sem a preocupação de fazer uma reflexão ponderada sobre o assunto.

terça-feira, 2 de abril de 2002

Gabarito: Atividade com o gênero textual "carta aberta" - Texto "Carta aberta aos brancos pró-movimento negro"



 # Respostas:
1. 
a. Resposta: Os destinatários da carta.

b. Resposta: Às pessoas brancas que são a favor do movimento negro.

c. Resposta: Entre as opções possíveis: "Carta aberta sobre o protagonismo na luta contra o racismo".

d. Resposta: Porque em páginas da Internet a escrita não é de próprio punho e há, na página, indicação de data e autoria.

e. Resposta: A data viria no início do texto, acompanhada do local onde a carta foi escrita. A assinatura viria no final do texto.

2. 
a. Resposta: você, si, se, te, sua, seus

b. Resposta: A singularização do interlocutor torna a argumentação mais forte, pois direciona o discurso para cada pessoa que lê a carta, fazendo todos se sentirem pessoalmente tocados por ela. Por meio desse recurso é criada a impressão de o autor estar falando diretamente com quem lê.

3.
a. Resposta: comigo, minha, eu, meu, me

b. Respostas corretas: prepotentes x conscientes; privilegiados x desrespeitados; acolhidos x desamparados; legitimados x desprestigiados; opressores x oprimidos.

4. 
a. Resposta: O de as pessoas brancas quererem tomar para si também o protagonismo, ou seja, a liderança, na luta contra o preconceito racial.

b. Resposta: Porque exercer o protagonismo na luta contra o racismo é uma forma de impedir que os negros falem por si próprios; acaba por silenciá-los, já que se trata de uma voz que, conforme o ponto de vista do autor, tem mais prestígio social.

c. Resposta: A de essas pessoas se conscientizarem de que, ao quererem ser a voz principal nessa luta, elas atrapalham, apesar da boa intenção que têm. Assim, sugere que silenciem quando chamadas a falar sobre o assunto e abdiquem do seu lugar de fala privilegiada, deixando que os negros falem por eles mesmos.

5. Resposta: Em estabelecimentos comerciais, os seguranças seguem os negros por desconfiar, apenas em razão da cor da pele, que eles possam roubar; a polícia militar abusa do poder, batendo, prendendo e matando negros, apenas em razão da cor da pele; os negros sofrem de baixa autoestima causada por práticas racistas desde os navios negreiros.

6. Resposta: Porque o autor, sendo negro, apresenta-se como uma voz de autoridade que determina um comportamento a ser seguido pelos brancos. Ele se coloca em posição de superioridade em relação aos brancos nessa questão, por ser alguém que detém um conhecimento que os brancos não têm e, desse modo, deixa de estar em situação de inferioridade.

7. 
Resposta: Mais próximos da fala: a, c, e, f, h; mais próximos da escrita: b, d, g, i.

8. 
a.Resposta: Porque, ainda que tenha um tom pouco formal, a linguagem do texto segue, em geral, a norma-padrão, o que não acontece nesse trecho.

b. Resposta: Para chamar a atenção do leitor com uma frase que remete à identidade de um grupo social composto geralmente por pessoas com origem nas periferias das grandes cidades, onde grande parte da população é negra.

c. Resposta: Então, amiga, seja menos.

d. Resposta: A frase tem um sentido de provocação e ironia, pois utiliza uma variedade típica de um grupo específico e, portanto, é como se excluísse aqueles que não fazem parte desse grupo - os brancos de classes privilegiadas. Com isso, a frase reforça a ideia de inversão relativa à situação de serem os negros os excluídos.

Gabarito: Atividade sobre pontuação a partir de um artigo de opinião da revista "Veja"



 # Respostas:
1. 
a. Resposta: Ele é contrário à greve.

b. Resposta: Ele defende que a greve na universidade atinge apenas os alunos, e não o governo federal, que é o "patrão" dos professores universitários de universidades federais.

2. 
a. Resposta: Tem uma conotação épica, heroica, de combate à opressão.

b. Resposta pessoal. Entre outras possibilidades, a exclamação pode atribuir apenas um valor enfático ao enunciado, e não necessariamente o tom heroico que ele menciona; poderia ter um sentido de lamentação, ou de indignação, ou de resistência, como se fosse um absurdo o governo não ceder às reivindicações dos grevistas.

c. Resposta pessoal.

d. Resposta: Entre outras possibilidades, destacaria a ideia de continuidade, ou seja, algo como "mais uma vez, a greve continua", como se a continuidade da greve tivesse sido votada várias vezes.

3. 
a. Resposta: Em todas as frases.

b. Resposta pessoal. Entre outras possibilidades, respectivamente: Vamos viajar no final do ano!, Saia da frente! e O dinheiro sumiu da conta!.

4. Resposta: No primeiro parágrafo, foram empregados para dar uma informação complementar, no caso explicar o que é a Andes. No último parágrafo, foram empregados para especificar a que "direitos" ele se refere, ou seja, tanto o direito do grevista quanto o do estudante.

5. Resposta: Nos três casos, as aspas marcam a reprodução de um discurso alheio. Nos dois primeiros, reproduzem o texto fiel do comunicado e a hipótese de ele estar sem o ponto de exclamação; no terceiro caso, reproduz a suposta fala de um grevista.

6. 
a. Resposta: Há uma sequência de três elementos, todos subordinados ao termo épicos tons de.

b. Resposta: Também há uma sequência de elementos, todos subordinados ao termo arremetida contra.

c. Resposta: A expressão sem ponto de exclamação reforça o modo como a frase seria escrita; a expressão não mais que isso é um comentário introduzido pelo autor.