domingo, 19 de junho de 2022

Atividade sobre o gênero textual debate regrado a partir de um texto sobre "namoro entre jovens" da revista "Pais&Teens"



Como você sabe, os adolescentes dos anos 1990 encontraram uma nova forma de se relacionar e de vivenciar as primeiras experiências afetivas com outros jovens. É o "ficar", um relacionamento sem compromisso que, na opinião de alguns, é uma conquista social, na de outros, uma atitude de recusa de assumir responsabilidades. A convite da revista "Pais&Teens", alguns jovens debateram o tema. O texto que segue é parte desse debate. Leia-o e responda às questões propostas.

PAIS&TEENS O que é ficar? Que tal cada um de vocês dar uma definição, dizer o que acha?
Veruska - Eu acho que existem dois jeitos de ficar. Muita gente fica por ficar, e muita gente fica com o sentimento. No meu ponto de vista, o ficar tem que ter um sentimento, nem que for de atração. Ou sentimento mais forte, quando você gosta: ou de amor ou de paixão. Não necessariamente, mas só pelo fato de você estar atraído, já é um sentimento, e então aí você pode começar a gostar da pessoa através do ficar.

Débora - Eu concordo com a Veruska, eu acho que ninguém deve ficar por ficar. Porque às vezes, por exemplo, se eu gosto de alguém e essa pessoa fica comigo por ficar, eu posso ficar chateada, posso me decepcionar. Eu acho que, como a Veruska falou, tem que ter alguma atração, algum sentimento para que, quem sabe, possa rolar alguma coisa.

Max - Eu discordo, porque pra mim ficar é só para dar uns beijos e, se você quer um negócio mais sério, você tem que namorar a 6 pessoa ou ficar de rolo com ela. Fernando Esse negócio de ficar, pra mim não tem essa: você tem que sentir alguma coisa pela pessoa. Eu discordo do Max, eu acho que essa é uma atitude meio impensada dele. Tanto é que eu namoro há nove meses (palmas e risos) e gosto muito da minha namorada, e acho que não tem nada a ver esse negócio da moda, o ficar.

Melissa - Eu acho que é ficando que você começa a namorar, que você conhece a pessoa, conhece o jeito dela ser e, se você vai se apaixonar por ela, vai ter alguma coisa mais séria. Acho que é bom ficar com as pessoas, mas tem que ter vontade, tem que estar a fim da pessoa para você não ficar por ficar à toa, só para dizer "fiquei com ele", só porque é o cara mais bonito da rodinha, só para ter nome com as amigas. Acho que isso não tem nada a ver, acho que tem que ter, sim, um sentimento para você ficar com a pessoa.

Thiago - Pra mim ficar é simplesmente suprir a necessidade momentânea de conforto emocional (risadas). Essa é a minha opinião. 

Luciana - Eu concordo com o Max, eu acho que hoje quem sai para sair não tá saindo atrás do príncipe, tá saindo pra ficar, ficar por ficar, dar uns beijos... Ninguém tá indo atrás de sentimento, que é diferente de você já conhecer a pessoa e naquela hora pintar um clima e ficar. Talvez poderá vir um sentimento, porque você não sabe se vai se encontrar de novo com aquela pessoa, depende, às vezes até pede o telefone, quando gostou, pode até ter um relacionamento. Mas, geralmente, quando sai, nem vê mais a pessoa, entendeu, isso que eu acho errado.

Denise - O que ela tá querendo dizer é que ninguém sai assim: "Hoje eu vou encontrar o homem da minha vida". Você sai pra zoar com os seus amigos, tanto é que a maioria dos homens que namoram, os amigos ligam: "E aí, vamos sair?" - "Vou dar um jeito de dispensar minha namorada". Você quer o quê? Você quer zoar, entendeu. Muitos caras querem dispensar a namorada, eu tou mentindo?

PAIS&TEENS Ficar é um encontro inocente, ou pode rolar sexo também? 
Luciana - Uma amiga minha ficou grávida de um cara que ela conheceu uma noite e nunca mais viu. Chega e transa. Depende muito da menina, da liberdade que ela dá pra ele. É claro que, se a menina fica por ficar, ele vai tentar, e rola transa sim, depende da menina. Não é sempre, depende do lugar também.

Bruno - Eu queria colocar uma coisa, que esse negócio de ficar hoje em dia é perigoso, porque, muitas vezes, vai acabar em transa e, muitas vezes, você não conhece a pessoa... Tem um amigo meu, ele mora numa cidade do interior, e ele foi na discoteca, conheceu uma menina, e essa menina foi pro carro dele, e dentro do carro mesmo eles fizeram. Só que ele não conhecia a menina, não conhecia ela direito, só tinha o nome e o telefone. A meni na tinha AIDS, e ele engravidou a menina, então ele pegou AIDS e o filho dele vai nascer com AIDS. Ele tem 13 anos, tá com AIDS.
(Fonte: Pais&Teens, fev/mar/abr. 1997)

# Questões:
1. Respondendo à 1ª pergunta feita pela revista, Veruska inicia o debate, introduzindo o ponto de divergência que vai alimentar toda a discussão. Segundo a adolescente, existem duas formas de ficar.
a) Quais são elas? 

b Em que elas se diferenciam?

2. Como Veruska, Débora também acha que o "ficar" deve envolver sentimentos. E apresenta um motivo, uma razão pela qual ela pensa assim. Qual é essa razão? 

3. Em sua exposição, Melissa aponta algumas das razões que levam certos adolescentes a "ficarem", mesmo sem sentimentos. Quais são elas? 

4. Entre as opiniões que circulam nos meios de comunicação, é mais ou menos consensual o ponto de vista de que, num relacionamento afetivo, as garotas são mais sentimentais do que os rapazes, e estes, mais frios, racionais e práticos. Considerando as duas formas de "ficar" apontadas  por Veruska, "ficar por ficar" e "ficar com sentimento", responda: 
a) Qual delas é preferida pelos rapazes que respondem à 12 pergunta ficar com sentimento" é preferido 

b) Qual delas é preferida pelas meninas que respondem à pergunta? 

c) Conclua: nesse grupo os resultados coincidem ou não com a opinião consensual? Por quê?

5. A continuidade ou andamento do debate depende de retomadas que os participantes fazem de aspectos da fala dos demais. Veja um exemplo na fala de Débora: "Eu acho que, como a Veruska falou, tem que ter alguma atração". Identifique retomadas nas falas de Fernando, Luciana e Denise. 

6. O texto lido é a transcrição de um debate regrado público. Como é próprio desse tipo de situação, nele as pessoas expressam oralmente suas opiniões acerca de um assunto. Por essa razão, a linguagem frequentemente apresenta marcas de oralidade, como "né?, pra, tá, o uso constante do pronome você, etc., além de expressões que introduzem a opinião pessoal, como eu acho, na minha opinião, no meu modo de ver, etc". Identifique no texto:
a) marcas da linguagem oral; 

b) marcas que introduzem a opinião pessoal.

7. Apesar de, nos últimos anos, com o apoio das escolas e dos meios de comunicação, o governo ter intensificado a campanha de conscientização entre os jovens sobre os riscos de contaminação com AIDS ou da ocorrência de uma gravidez indesejada, o Sistema Único de Saúde (SUS) informa que 54% das adolescentes sem escolaridade já engravidaram e, entre 1990 e 1996, os casos de AIDS em adolescentes brasileiros causados por relações sexuais aumentaram em 200%.
a) Na sua opinião, você e seus colegas têm informações suficientes sobre como evitar AIDS e gravidez? 

b) Você conhece ou já ouviu falar de alguma garota que, embora tivesse o mesmo grau de escolaridade e o mesmo nível social que você, tenha engravidado? 

c) Com base nas respostas de Luciana e Bruno, por que você acha que os jovens a que se referem os dados apresentados pelo SUS engravidaram ou contraíram AIDS? O que poderia ter impedido essas consequências? 

Fonte: Português: Linguagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário