sábado, 19 de dezembro de 2015
Aula sobre Cartão de Natal: conhecendo e produzindo gêneros do cotidiano
Cartão de Natal: conhecendo e produzindo gêneros do cotidiano
Como você bem sabe, cartões de Natal é um texto/correspondência tradicionalmente enviado durante as celebrações natalinas em várias partes do mundo.
É provável que todos os alunos conheçam um cartão de Natal. No entanto, organize-os alunos em grupos de 4 ou 5 e peça que os mesmos pesquisem as seguintes informações:
a) o período do ano que esse gênero é comumente produzido/enviado (nas semanas que antecedem ao Natal);
b) os tipos de mensagens tradicionais desse gênero (Feliz Natal e um Próspero Ano Novo);
c) as ilustrações tradicionais do gênero (sinos, Papai Noel, pombos, Bíblia, etc);
d) como se dá o envio do cartão de Natal;
e) a relação religiosa entre o cartão e o cristianismo.
Produzindo cartões de Natal
Primeiramente, o aluno produzirá um cartão de Natal que terá como destinatário todos os colegas da turma.
Consiga revistas e folhetos do período do ano relativo ao Natal. Os mesmos trazem várias ilustrações que poderão ser utilizadas pelos alunos. Peça, também, que eles tragam de casa imagens e fotografias que possam representar essa festividade.
Distribua pedaços de cartolina (14cm x 18cm). Dobrados ao meio, os mesmos terão o tamanho de um cartão de Natal tradicional.
Individualmente, os alunos produzirão um cartão de Natal:
a) que possua uma ilustração de sua escolha na frente (não há a necessidade de ser uma imagem tradicional);
b) que possua uma mensagem de sua autoria no interior (não há a necessidade de ser uma imagem tradicional);
c) que tenha como destinatário todos os colegas da turma.
# Após a produção dos cartões, que deverá ser desenvolvida em sala de aula, promova uma rodada de leitura dos mesmos.
# A partir dos cartões produzidos na aula anterior, os alunos deverão, em conjunto, organizar uma mural com os mesmos.
Consiga folhas de papel pardo (kraft) para que os cartões possam ser colocados de modo que possam ser visualizadas a imagem e a mensagem produzida pelos alunos.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ In.: Thyago Madeira Franca
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário