Leia o poema a seguir, de Maria do Carmo B. C. de Melo, e responda às questões de 1 a 6.
A gaiola
E era a gaiola e era a vida era a gaiola
e era o muro a cerca e o preconceito
e era o filho a família e a aliança
e era a grade a filha e era o conceito
e era o relógio o horário o apontamento
e era o estatuto a lei e o mandamento
e a tabuleta dizendo é proibido.
E era a vida era o mundo e era a gaiola
e era a casa o nome a vestimenta
e era o imposto o aluguel a ferramenta
e era o orgulho e o coração fechado
e o sentimento trancado a cadeado.
E era o amor e o desamor e o medo de magoar
e eram os laços e o sinal de não passar.
E era a vida era a vida o mundo e a gaiola
e era a vida e a vida era a gaiola.
(Apud Alda Beraldo. Trabalhando com poesia. São Paulo: Ática, 1990. v. 2, p. 17.)
1. O poema refere-se à vida cotidiana de uma pessoa e ao modo como ela se sente.
a) A pessoa em questão é homem ou mulher, adulto ou criança? Justifique com elementos do texto.
b) A experiência vivida por essa pessoa é apenas particular, pessoal, ou pode também representar uma experiência humana mais geral, de muitas pessoas? Justifique.
2. Tanto na 1ª estrofe quanto na 2ª são enumerados vários elementos da vida cotidiana dessa pessoa. Esses elementos ora se referem à sociedade, ora ao relacionamento entre as pessoas.
a) Identifique no poema elementos ligados à vida social.
b) Palavras e expressões como orgulho, coração fechado, sentimento trancado a cadeado, amor, desamor, medo de magoar referem-se ao mundo interior, aos sentimentos. Como essa pessoa vive, do ponto de vista emocional?
c) No final do poema há uma metáfora que resume a forma como essa pessoa vive e se sente. Identifique essa metáfora.
3. Releia o 1º verso do poema:
“E era a gaiola e era a vida era a gaiola”
a) Considerando-se que a gaiola representa o isolamento, a prisão, o que sugere a repetição da forma verbal era e da palavra gaiola?
b) Considerando-se que a pontuação é um recurso gráfico que serve para criar pausas e tornar mais organizado e claro o texto escrito, o que sugere a falta de pontuação do poema?
c) Observe que a palavra vida aparece entre duas ocorrências da palavra gaiola. A posição dessas palavras no verso confirma ou nega o conteúdo dele? Por quê?
4. Na construção do poema, destaca-se uma conjunção coordenativa.
a) Identifique-a e classifique-a.
b) Que papel essa conjunção cumpre normalmente?
c) Reconheça no texto exemplos desse papel desempenhado pela conjunção e
d) Que efeito de sentido a repetição dessa conjunção produz no texto?
5. A exemplo da poetisa, escreva você também um poema, fazendo uso constante de uma conjunção coordenativa, com a finalidade de reforçar determinada ideia. Sugerimos mas ou pois, porém escolha outra, se preferir.
Fonte: Português: Linguagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário