segunda-feira, 14 de outubro de 2013
Atividade sobre o gênero poema com texto de Elias José
Leia este poema de Elias José:
Grilo grilado
O grilo
coitado,
anda grilado.
E eu sei
o que há.
Salta pra aqui
salta pra ali
Cri-cri pra cá
cri-cri pra lá.
O grilo
coitado,
anda grilado
e não quer contar.
No fundo
não ilude.
É só reparar
em sua atitude
pra se desconfiar.
O grilo
coitado
anda grilado
e quer um analista
e quer um doutor.
Seu grilo,
eu sei:
o seu grilo
é um grilo
de amor.
01. Como você viu, esse texto também brinca com o vocábulo que apresenta mais de um sentido.
a) Quais são os significados que a palavra grilo tem no texto?
b) Cite um trecho do texto com o sentido 1 e outro com o sentido 2:
c) De que modo ficamos sabendo quando é um sentido ou o outro?
02. No texto “Grilo grilado”, a palavra grilo apresentou dois sentidos diferentes. Agora, note o jogo que o poeta faz com as palavras em destaque: primeiro ele diz ao grilo (inseto) que sabe que o grilo dele (a preocupação, a chateação) é um grilo (uma dor) de amor.
Além a palavra grilo, os versos da última estrofe também brincam com o duplo sentido de outra palavra.
a) Que palavra é essa?
b) Quais os sentidos que ela tem nesses versos?
03. Vamos consultar o verbete grilo no dicionário?
grilo. [Do lat. Grillus.[ S.m. 1. Zool. Inseto de coloração geralmente parda ou escura, com antena muito mais longa que o corpo. 2. Fig. Preocupação, amolação, chateação.
Você está vendo? Os dois sentidos que você percebeu estão registrados no verbete.
a) Por que o dicionário colocou o significado de grilo como “inseto” no primeiro sentido?
b) No segundo sentido – grilo como preocupação, chateação – aparece a abreviatura Fig. O que isso quer dizer?
Fonte: http://keylapinheiro.blogspot.com.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário