1- Leia a frase abaixo:
A chegava cada vez mais perto das flores para sentir melhor o seu perfume.
a) Que expressão transmite o sentido oposto ao da expressão em destaque?
b) Assinale a palavra que tem sentido oposto ao da palavra mais.
( ) Bastante.
( ) Menos.
2- Reescreva as frases, substituindo a palavra destacada pela palavra de sentido oposto.
a) Algumas histórias foram recontadas com mais modificações.
b) Na floresta, há menos perigos que na cidade.
c) As crianças fizeram mais barulho na hora de dormir.
3- Leia o trecho abaixo:
Os alunos não se comportaram na hora do recreio, mas fizeram a lição em silêncio na aula de Português.
a) No primeiro momento (recreio), como os alunos agiram?
b) Depois, como eles passaram a se comportar?
c) Assinale a mudança ocorrida na atitude dos alunos:
( ) De comportados para não comportados.
( ) De não comportados para comportados.
( ) Não houve mudança de atitude.
d) Você acha que a palavra mas ajuda a mostrar a mudança de atitude dos alunos?
e) Qual é o significado da palavra mas?
f) Qual é a diferença de sentido e de escrita entre a palavra mas e mais?
4- Termine de escrever as frases, acrescentando uma idéia oposta.
a) O menino precisava de um pouco de sal, mas_________________
b) Eu estava com um resfriado terrível, porém _____________
c) Eu tentei não espirrar, entretanto _________________
5- Complete usando mas ou mais:
a) O menino lembrou-se da receita _______ deliciosa de todas.
b) Bati à porta da casa de madeira, _______ ninguém veio atender.
c) O lobo soprou, _______ a casa não caiu.
d) O paciente desmaiou _______ uma vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário