terça-feira, 16 de abril de 2013

Verbos - semântica e discurso (atividades)



Leia os textos a seguir e responda às questões de 1 a 3.


1. O texto da esquerda é um anúncio que foi publicado numa revista do jornal Folha de S. Paulo. O texto da direita é um folheto que foi distribuído em aeroportos em época de carnaval.
a) Qual é a finalidade do anúncio?>
b) Qual é a finalidade do folheto?
c) Levante hipóteses: Que relação o folheto pode ter com o carnaval?

2. Observe agora os modos e tempos verbais empregados nos dois textos.
a) Que tempos e modo foram utilizados no anúncio publicitário? Justifique sua resposta com exemplos.
b) No folheto, que modo foi utilizado? Justifique sua resposta com exemplos.

3. Considerando que a escolha de tempo e modo verbal não se dá por acaso, mas está vinculada ao sentido que se pretende dar aos textos, explique:
a) Por que, no anúncio publicitário, foram empregados os tempos e o modo que você identificou na questão anterior?
b) Por que, no folheto, predomina o modo que você identificou na questão anterior?

4. Leia esta anedota:

A professora mandou Paulinho escrever 50 vezes a palavra coube, pois o garoto insistia em dizer cabeu. Ele entrega a folha completamente preenchida com coube. Mas a professora diz:
— Paulinho, aqui só tem 48 vezes!
— Ah, professora, num cabeu 50 na folha...

a) A finalidade da anedota é divertir. Contudo, ela acaba fazendo uma crítica ao método usado pela professora. Qual é essa crítica?
b) A fala de Paulinho mostra que ele não compreendeu como conjugar o verbo caber na norma-padrão. Como ficaria a resposta de Paulinho se ele falasse de acordo com essa norma?
c) A forma cabeu não está de acordo com a norma-padrão. Apesar disso, o uso que Paulinho fez do verbo caber tem certa lógica. Pense em outros verbos da língua e explique qual é essa lógica.

5. Na linguagem cotidiana, é comum ouvirmos expressões como mandar dizer, mandar pegar, mandar trazer, etc. Alguns consideram esse tipo de construção deselegante, pois o verbo mandar dá à frase um sentido autoritário.
Que outra redação você daria às frases a seguir, a fim de torná-las menos autoritárias?
a) Mandei minha mãe fazer arroz-doce para mim hoje. Professor: As respostas são pessoais. Apresentamos algumas opções a título de sugestão.
b) Eu já não mandei você refazer o exercício?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...